O que é que um jovem socialista vem fazer a um congresso?

O que é que um jovem socialista vem fazer a um congresso?
Ana Torres | Porto Canal
| Política
Porto Canal

‘Empurrados’ pela família ou movidos pela ‘propaganda’ do Estado Social, apregoado pelo Partido Socialista, são vários os motivos que levam os jovens a marcar presença no 24º Congresso Nacional do partido.

A militância começa, sobretudo, na Juventude Socialista. Falam sobre bem-estar coletivo, valores sociais, e assim desperta o interesse pela vida política.
Muitos jovens estão presentes no primeiro congresso socialista, em que Pedro Nuno Santos se apresenta como líder do partido e futuro candidato a “primeiro primeiro-ministro nascido” depois do 25 de abril, como António Costa mencionou, no discurso de abertura do congresso.

Como principais desafios, os jovens socialistas elencam a necessidade de aumento dos salários, o foco nas políticas de habitação e a crescente preocupação com políticas ambientais.

Este fim-de semana, na Feira Internacional de Lisboa, onde se realiza o congresso, vêm “ouvir os mais velhos“, “fazer uma introspeção”, mas também “debater e propor ideias”, uma vez que são várias as moções, este ano, elaboradas e apresentadas por jovens socialistas.

“A imagem um pouco manchada que os políticos têm cria algum desinteresse nos jovens”, mas é precisamente por isso que acreditam na importância lutar pelas próprias ideias e pelos valores da democracia.

 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.