Homicida de português morto em Londres condenado a prisão perpétua

| País
Porto Canal / Agências

Crawley, Reino Unido, 11 ago (Lusa) - O arguido Daniel Palmer foi hoje considerado culpado de agredir até à morte João Esteves, apenas quatro dias após o português ter chegado a Londres, em busca de emprego, e condenado a prisão perpétua. 

A sentença foi determinada hoje pelo juiz Jonathan Scott-Gall, que estabeleceu a prisão perpétua e um mínimo de 15 anos de prisão efetiva, após o júri ter dado um veredicto de culpado por homicídio, noticiou o jornal Crawley News, na sua página eletrónica. 

O júri tivera a alternativa de deliberar um veredicto de homicídio involuntário pois, durante o julgamento, o arguido de 24 anos confessou ter esmurrado várias vezes e estrangulado o português, mas em defesa própria. 

Segundo o relato do britânico, Esteves abordou-o de madrugada, numa rua de Crawley, localidade a cerca de 50 quilómetros a sul de Londres, primeiro para pedir tabaco, tendo depois exigido dinheiro e o telemóvel.

"Eu estava assustado. Para ser sincero, eu sabia bem o que iria acontecer. Como ele disse que tinha uma faca eu tive imediatamente receio pela minha segurança", alegou o arguido, citado pelo jornal Crawley News. 

Palmer afirmou que, após o português pedir desculpa, desistiu de chamar uma ambulância e aceitou ajudá-lo, mas um novo ataque levou-o a defender-se com um fio que usou para apertar o pescoço do agressor. 

Ao ver que João Esteves não se mexia, o arguido disse ter ficado "assustado" e "desesperado", pedindo a dois transeuntes que chamassem os serviços de emergência antes de abandonar o local.

"Eu sei que a coisa certa a fazer seria chamar uma ambulância e terei de viver com isso para o resto da minha vida", lamentou, ao ser confrontado pela acusação. 

O procurador Paul Valder, porém, pôs em causa a veracidade desta narrativa e pediu uma condenação por homicídio, pois foi uma mulher sem-abrigo que encontrou o português inconsciente no chão e pediu ajuda. 

Além de ter cadastro criminal e passado tempo na prisão, Daniel Palmer já tinha agredido nessa noite uma outra pessoa, razão pela qual tinha sido expulso de um "pub" em Crawley.  

Pelo contrário, o português, segundo Valder, foi descrito por outras testemunhas como estranho, mas simpático e bem-educado. 

O procurador questionou, citado pelo mesmo jornal, como é que "o pobre e desalinhado senhor Esteves assustou tanto Palmer que o fez esmurrá-lo, não uma vez mas duas vezes e deitá-lo ao chão". 

Nas alegações finais, lembrou ainda as fotografias e um vídeo, encontrados no telemóvel do arguido, com o português no chão, a tossir e a gemer, e os testemunhos de próximos do britânico. 

Amigos e familiares de Palmer descreveram, durante o julgamento, os telefonemas do arguido durante a madrugada, a pedir petróleo para eliminar o ADN que tivesse ficado no corpo da vítima.

Foi ainda mencionado que Palmer voltou ao local do crime várias vezes e falado com agentes da polícia, mas que recusou prestar declarações quando foi detido posteriormente naquele dia. 

João Esteves, de 45 anos, natural da região de Lisboa, tinha chegado de avião a Londres, apenas quatro dias antes, a 15 de janeiro, para procurar emprego. 

Segundo apurou a polícia do condado de Sussex, voltou ao aeroporto dois dias depois, onde dormiu enquanto procurava uma forma de pagar um bilhete de regresso. 

À segunda noite, agentes da polícia e funcionários de Gatwick encaminharam-no para uma instituição que dá apoio a pessoas sem-abrigo. 

A Crawley Open House, porém, terá recusado guarida, por já não ter camas disponíveis, quando João Esteves chegou, pouco depois das 22:00. 

Os funcionários da organização de solidariedade deram ao português uma bebida quente, comida e agasalhos e aconselharam-no a permanecer do lado de fora do portão até à hora de reabertura do centro, na manhã seguinte. 

O português foi encontrado inconsciente pela polícia pouco tempo mais tarde, às 03:25 horas de domingo, num beco próximo. 

Ainda foi assistido por paramédicos, antes de ser transferido para o Royal Sussex County Hospital em Brighton, mas acabou por morrer. 

A autópsia realizada confirmou que os ferimentos graves na cabeça, junto ao olho e boca, terão sido a causa principal, porém o médico legista Nathaniel Cary admitiu que os níveis elevados de álcool no sangue possam ter contribuído para a morte. 

BM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.