Ligação Viana do Castelo-Porto custa quase o dobro em 2024

Ligação Viana do Castelo-Porto custa quase o dobro em 2024
Foto: DR
| Norte
Porto Canal

Os passageiros do autocarro expresso da Auto Viação do Minho, que faz a ligação entre Viana do Castelo e o Porto, vão passar a pagar mais do dobro, mensalmente. 

Os utilizadores, que pagavam 88 euros pelas viagens diárias de ida e volta em 22 dias por mês, vão passar a pagar 171,60 euros pelas viagens, já a contar com o apoio do município, avança o Correio da Manhã. 

As viagens, que em 2023 custavam dois euros, passam a custar 3,90 euros, valor ao qual acresce o preço do passe Andante. 

Nos últimos dias, os utentes têm tecido várias críticas ao aumento de preços, referindo ainda que com estes valores, torna-se impossível de eleger o transporte público em prol da viatura própria. 

De acordo com os utilizadores, a Câmara de Esposende continua a praticar os mesmos valores do ano passado, ao contrário da autarquia de Viana do Castelo. 

Questionada pelo mesmo jornal, a vereadora da Mobilidade de Viana do Castelo recorda que a decisão de extinguir a carreira que existia para ligação à Invicta partiu da Área Metropolitana do Porto e relembrou ainda que o apoio para que cada utente pagasse dois euros por viagem foi decidido "com urgência para tentar resolver a situação sem grandes cálculos ou pensamentos", no ano passado. No final do ano, o município decidiu atribuir um desconto de 40% nos bilhetes da ligação Viana-Porto, motivo pelo qual o valor do bilhete aumentou.

+ notícias: Norte

Obra da Linha Rubi do metro corta rotunda Edgar Cardoso em Gaia durante dois anos

As obras da futura Linha Rubi (H) do Metro do Porto vão arrancar "em força" em Vila Nova de Gaia a partir de sexta-feira, cortando a rotunda Edgar Cardoso durante dois anos, revelou a transportadora esta segunda-feira.

Maior fabricante mundial de torres eólicas emprega mais de 1200 pessoas em Aveiro 

A empresa sul-coreana CS Wind vai inaugurar no dia 22 de maio uma nova unidade de produção na zona portuária de Aveiro. A nova infraestrutura do líder mundial de torres eólicas representou um investimento de 120 milhões de euros.

Queda da Farfetch não compromete construção da “Nova Califórnia” em Matosinhos

A Castro Group, empresa responsável pela criação do Fuse Valley, em Matosinhos, num investimento conjunto de 200 milhões de euros com a Farfetch, avança que o projeto está em fase final do processo de licenciamento do loteamento, aguardando aprovação “a qualquer momento”.