Arroz de sarrabulho em vias de ser prato certificado pela União Europeia

Arroz de sarrabulho em vias de ser prato certificado pela União Europeia
| Norte
Porto Canal

O Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima deverá este ano ser certificado pela Comissão Europeia (CE) como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). 

A nova classificação deverá ser anunciada já em janeiro, no seguimento da proposta entregue junto da instituição europeia, revelou ao Jornal de Notícias a presidente da Confraria Gastronómica Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, Cristina Mendes.

O arroz de sarrabulho tem as suas raízes em Ponte de Lima, onde a receita e o método tradicional de confeção é protegido pela confraria desde 2006. Tipicamente minhoto, é feito com enchidos e vários tipos de carne, sem esquecer o sangue de porco, que lhe dá o tom escuro. 

O Traditional Specialties Guaranteed (TSG) é o método de registo de “nomes de produtos, registados e protegidos na UE” com o propósito de “salvaguardar receitas e métodos tradicionais de produção”, pode ler-se no site oficial da Comissão Europeia.

Em Portugal, apenas o bacalhau de cura tradicional (em 2014) e a Sopa da Pedra de Almeirim (em 2022) foram distinguidos com a classificação.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.