Arroz de sarrabulho em vias de ser prato certificado pela União Europeia
Porto Canal
O Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima deverá este ano ser certificado pela Comissão Europeia (CE) como Especialidade Tradicional Garantida (ETG).
A nova classificação deverá ser anunciada já em janeiro, no seguimento da proposta entregue junto da instituição europeia, revelou ao Jornal de Notícias a presidente da Confraria Gastronómica Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, Cristina Mendes.
O arroz de sarrabulho tem as suas raízes em Ponte de Lima, onde a receita e o método tradicional de confeção é protegido pela confraria desde 2006. Tipicamente minhoto, é feito com enchidos e vários tipos de carne, sem esquecer o sangue de porco, que lhe dá o tom escuro.
O Traditional Specialties Guaranteed (TSG) é o método de registo de “nomes de produtos, registados e protegidos na UE” com o propósito de “salvaguardar receitas e métodos tradicionais de produção”, pode ler-se no site oficial da Comissão Europeia.
Em Portugal, apenas o bacalhau de cura tradicional (em 2014) e a Sopa da Pedra de Almeirim (em 2022) foram distinguidos com a classificação.
