Buffon quer dificultar a vida aos guarda-redes. Conheça a ideia revolucionária do antigo jogador
Porto Canal
Gianluigi Buffon admitiu, numa entrevista concedida ao jornal italiano Tuttosport, que o tamanho das balizas de futebol deveria ser aumentado.
A justificação da ideia revolucionária do antigo guarda-redes italiano passa pela altura atual dos jogadores de futebol.
"Em 1998, estava entre os cinco jogadores mais altos da Serie A", com 1,92m. Um paradigma que mudou muito, desde então. No ano passado, quando estava no Parma, na Serie B, estava sempre entre os cinco jogadores mais altos, mas dos 22 que estavam em campo! As medidas foram impostas em 1875, para os valores antropométricos da altura, e, num espaço de 50 a 60 anos, mais centímetros, menos centímetros, estavam corretos", defendeu o histórico ex-jogador.
Buffon olha para outros desportos, como o voleibol, onde a altura da rede também se começa a discutir. "Agora, olhamos para certos jogadores e guarda-redes, e dá que pensar... Por outro lado, até no voleibol se discute a altura da rede. Tendo duas irmãs que são jogadoras de voleibol, conheço o problema. O serviço está a tornar-se quase tão crucial como no ténis".
"Os guarda-redes estão maiores, é verdade, os jogadores de campo estão mais velozes, imprevisíveis e fortes no remate. Os gestos técnicos melhoram sempre, mas dá para ver o efeito da dimensão do guarda-redes nos remates de longe. Há 30 anos, para cada 50 remates, marcava-se dez golos. Hoje, é muito se se marcarem três", disse ainda Gianluigi Buffon, considerado um dos melhores guarda-redes de todos os tempos.
