Nova sondagem mostra Pedro Nuno Santos favorito para primeiro-ministro com 51%

Nova sondagem mostra Pedro Nuno Santos favorito para primeiro-ministro com 51%
| País
Porto Canal

A nova sondagem da Aximage para o JN/DN/TSF dá destaque a um potencial aumento de confiança dos eleitores no Partido Socialista, já depois da escolha de Pedro Nuno Santos para secretário-geral do partido.

Segundo os resultados publicados esta segunda-feira, Pedro Nuno Santos bateria o presidente do PSD, Luís Montenegro, num frente a frente: o socialista vence em todos os segmentos sociodemográficos da amostra (regiões, género, idade e classe social) e em quase todos os segmentos de voto partidário. À pergunta “qual teria mais hipótese de ser primeiro-ministro”, 51% dos inquiridos escolheu Pedro Nuno, contra 29% que aponta Montenegro.

Falando sobre capacidades de liderança e trabalho, também Pedro Nuno leva avanço a Montenegro. A sondagem avaliou quatro características diferentes. O líder socialista está à frente em “competência”, “proximidade das pessoas” e “influência”, mas é o social-democrata quem vence na “honestidade”. No entanto, o trabalho de campo da sondagem decorreu na semana anterior ao Natal, quando ainda não era conhecida a investigação do Ministério Público sobre a casa de Montenegro.

Em termos de intenção de voto, socialistas crescem (34,1%) e aumentam a distância para o PSD, que continua em perda (24,8%). Como detalha a sondagem da Aximage, o Chega permanece destacado no terceiro lugar (16,3%) e já vale tanto quanto a soma dos quatro partidos que se seguem: BE (6,3%), Iniciativa Liberal (4,1%), PAN (3,7%) e CDU (2,7%). No fundo da tabela estão o Livre (1,8%) e o CDS (1,2%).

+ notícias: País

Bragança entre os seis distritos em alerta amarelo devido ao frio

Lisboa, Setúbal e Santarém estão entre os seis distritos de Portugal continental já em aviso amarelo devido ao tempo frio, anunciou na segunda-feira à noite o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.