Nova sondagem mostra Pedro Nuno Santos favorito para primeiro-ministro com 51%
Porto Canal
A nova sondagem da Aximage para o JN/DN/TSF dá destaque a um potencial aumento de confiança dos eleitores no Partido Socialista, já depois da escolha de Pedro Nuno Santos para secretário-geral do partido.
Segundo os resultados publicados esta segunda-feira, Pedro Nuno Santos bateria o presidente do PSD, Luís Montenegro, num frente a frente: o socialista vence em todos os segmentos sociodemográficos da amostra (regiões, género, idade e classe social) e em quase todos os segmentos de voto partidário. À pergunta “qual teria mais hipótese de ser primeiro-ministro”, 51% dos inquiridos escolheu Pedro Nuno, contra 29% que aponta Montenegro.
Falando sobre capacidades de liderança e trabalho, também Pedro Nuno leva avanço a Montenegro. A sondagem avaliou quatro características diferentes. O líder socialista está à frente em “competência”, “proximidade das pessoas” e “influência”, mas é o social-democrata quem vence na “honestidade”. No entanto, o trabalho de campo da sondagem decorreu na semana anterior ao Natal, quando ainda não era conhecida a investigação do Ministério Público sobre a casa de Montenegro.
Em termos de intenção de voto, socialistas crescem (34,1%) e aumentam a distância para o PSD, que continua em perda (24,8%). Como detalha a sondagem da Aximage, o Chega permanece destacado no terceiro lugar (16,3%) e já vale tanto quanto a soma dos quatro partidos que se seguem: BE (6,3%), Iniciativa Liberal (4,1%), PAN (3,7%) e CDU (2,7%). No fundo da tabela estão o Livre (1,8%) e o CDS (1,2%).