IPSS de Vila Verde determina uso de máscaras nas suas instalações

IPSS de Vila Verde determina uso de máscaras nas suas instalações
Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

O Centro Social Vale do Homem (CSVH), no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, determinou o uso de máscaras nas suas instalações por profissionais, utentes e visitantes, anunciou esta sexta-feira a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

“No seguimento do aumento exponencial das doenças respiratórias na região e no país, a direção do Centro Social Vale do Homem (CSVH) decidiu determinar - para profissionais, utentes e visitantes - e apenas como medida preventiva e temporária, o uso de máscaras nas suas diferentes estruturas”, refere a IPSS, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a instituição, esta medida visa “a proteção de todos aqueles que passam pelo universo CSVH, tentando-se quebrar, de alguma forma, as cadeias de transmissão existente e minorar a possibilidade de infeção” dentro das suas estruturas.

“Determinamos esta medida com naturalidade, sem alarmismos, mas parece-nos uma medida fundamental para proteção dos profissionais de saúde e utentes, bem como familiares e visitas que funcionam como cuidadores e companhia e que, sem saberem, podem estar com alguma infeção respiratória ou outra doença associada”, explica o presidente do CSVH.

Citado no comunicado, Jorge Pereira reitera que “é dever de qualquer instituição que cuida do outro ter uma atenção redobrada a possíveis problemas de saúde pública”.

“E, infelizmente, como é do conhecimento público, as infeções respiratórias estão a crescer substancialmente, principalmente nas pessoas mais velhas. Quando considerarmos que é o momento certo, repomos a normalidade do não uso de máscara. Até lá temos de ter medidas que protejam todos”, frisa.

A medida do uso de máscara já esteve implementada no CSVH na época da pandemia da covid-19 e a reposição da mesma na atualidade pode, segundo a IPSS, “levar a que a população equacione também proteger-se”, permitindo também “alertar a população, visto que os vírus continuam a circular com força na região e país”.

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) tem respostas sociais nos concelhos de Amares, de Barcelos, de Braga, da Póvoa de Lanhoso, de Terras do Bouro e em Vila Verde, atuando em diversas áreas de cariz social.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a incidência de gripe apresentou uma tendência crescente na semana de 18 a 24 de dezembro, tendo sido identificados 910 casos positivos, 837 dos quais do tipo A.

Desde o início de outubro "foram detetados 85 casos de coinfecção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2 [covid-19]”, segundo o último Boletim de Vigilância Epidemiológica.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.