Costa defende que PRR "está a avançar muito bem"

Costa defende que PRR "está a avançar muito bem"
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que o Plano de Recuperação e Resiliência "está a avançar muito bem", depois de confirmar que a Comissão Europeia transferiu esta quinta-feira 2,46 mil milhões de euros para Portugal.

"É uma excelente notícia para Portugal. A Comissão Europeia transferiu hoje €2,46 mil milhões, referentes às 3.ª e 4.ª tranches do PRR. Somos um dos dois primeiros países a receber o 4.º pagamento. Podemos dizer que o Plano de Recuperação e Resiliência está a avançar muito bem", escreveu o chefe do executivo português na sua conta oficial da rede X (antigo Twitter).

Costa indicou que "até mesmo os três de 47 marcos/metas ainda por fechar - a criação de centros de responsabilidade integrada nos hospitais, os acordos de descentralização com todos os municípios na área da Saúde e os estatutos das Ordens Profissionais - deverão estar cumpridos em breve".

"Prevemos que o desembolso dos restantes 700 milhões de euros se concretize nos primeiros meses de 2024", acrescentou António Costa.

A Comissão Europeia mobilizou esta quinta-feira 2,46 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no terceiro e quarto pagamentos do PRR, lembrando haver “muito trabalho a fazer” para cumprir marcos e objetivos pendentes.

Em comunicado, o executivo comunitário indica ter “desembolsado a Portugal o terceiro e quarto pagamentos combinados no valor de 2,46 mil milhões de euros de apoio financeiro não reembolsável e empréstimos - excluindo o pré-financiamento - ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência”, que financia os PRR nacionais.

Portugal arrecadou estas verbas após, em outubro passado, ter pedido a Bruxelas o terceiro pedido de pagamento da terceira e quarta parcelas de subvenção (1,77 mil milhões e 820 milhões de euros) e da terceira e quarta parcelas de empréstimo (360 milhões e 22 milhões de euros), relacionados com 47 marcos e metas do seu PRR.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.