Não é neve nem geada. Sincelo: o que é e como se forma?
Porto Canal
Pode muitas vezes ser confundido com geada ou até neve, mas o fenómeno meteorológico do sincelo consiste na formação de gelo sobre superfícies sólidas quando o nevoeiro congela.
Mas as condições para que tal aconteça não são fáceis de reunir. É necessário que haja uma presença de bancos de nevoeiro, aliado não só a temperaturas negativas – normalmente entre -2ºC e -8ºC – como a uma elevada humidade ambiente.
As partículas em suspensão no nevoeiro solidificam assim que entram em contacto com uma superfície, dando origem a depósitos de gelo, muitas vezes com ramificações cristalinas.
Em Portugal Continental, é comum o aparecimento do sincelo na região de Trás-os-Montes, onde se verificam normalmente as temperaturas mais baixas do país.
Este ano, a 18 de dezembro, o Município de Trancoso, no distrito da Guarda, acordou com a cidade pintada de branco pelo sincelo.
Ver esta publicação no Instagram
Sincelo branco e sincelo duro
Existem ainda dois tipos de sincelo: branco e duro. A diferença entre os dois está relacionada com a intensidade do vento presente.
Em situações de vento fraco, o sincelo branco criado caracteriza-se pela aparência de plumas e cristais de gelo, assemelhando-se à neve. É mais presente em zonas de planícies, como na região Meseta Norte, em Espanha.
Mas com ventos intensos, o sincelo duro ganha uma forma de gelo duro e opaco, principalmente em árvores e outras superfícies verticais. Este género de sincelo é mais comum nas zonas mais montanhosas.