Eis as imagens do sincelo que pintou de branco Trás-os-Montes
Porto Canal com Lusa
As baixas temperaturas que se fazem sentir no Interior Norte têm dado origem ao sincelo. Na região de Chaves, Mirandela e Viseu, as árvores, os campos e os beirais de telhados ficaram cobertos por um ‘manto branco’. As imagens têm suscitado muitos comentários nas redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram
Este fenómeno, comum da zona de Trás-os-Montes, consiste na formação de gelo sobre superfícies sólidas quando o nevoeiro congela. Mas as condições para que tal aconteça não são fáceis de reunir. É necessária a presença de bancos de nevoeiro, aliado não só a temperaturas negativas como a uma elevada humidade ambiente.
Sincelo branco e sincelo duro
Existem dois tipos de sincelo: branco e duro. A diferença entre os dois está relacionada com a intensidade do vento presente.
Em situações de vento fraco, o sincelo branco criado caracteriza-se pela aparência de plumas e cristais de gelo, assemelhando-se à neve. É mais presente em zonas de planícies, como na região Meseta Norte, em Espanha.
Mas com ventos intensos, o sincelo duro ganha uma forma de gelo duro e opaco, principalmente em árvores e outras superfícies verticais. Este género de sincelo é mais comum nas zonas mais montanhosas.
Continente sob aviso amarelo
Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido ao frio na quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), encontrando-se desde esta terça-feira 14 distritos em aviso amarelo.