Urgência do Hospital de Amarante vai estar aberta na noite de Natal

Urgência do Hospital de Amarante vai estar aberta na noite de Natal
| Norte
Porto Canal/Agências

O serviço de urgência do Hospital de S. Gonçalo, em Amarante, estará a funcionar na noite de Natal, ao contrário do que fora anunciado, informou este sábado a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“A disponibilidade e dedicação dos profissionais permitiu manter em pleno funcionamento este ponto da rede do SNS, com proximidade, qualidade e segurança no atendimento dos utentes”, diz a direção executiva num comunicado divulgado esta noite.

No documento afirma-se que nas últimas semanas “a indisponibilidade manifestada por um número relevante de médicos para a realização de trabalho extraordinário colocou desafios sem precedentes aos serviços de urgência do SNS”, um deles o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com “múltiplos constrangimentos”.

Mas a direção executiva sublinha também o que considera “uma tendência de progressiva resolução de constrangimentos” nos serviços de urgência do CHTS, possível graças “ao esforço colaborativo e forte compromisso dos profissionais de saúde”.

Na quinta-feira, em comunicado, o presidente da Câmara de Amarante já se tinha afirmado indignado com o encerramento da urgência do hospital da cidade na noite de Natal, anunciado pelo CHTS.

“O agora anunciado encerramento da urgência básica na noite de Natal parece-me a cereja no topo do bolo da insensatez, perante o qual, enquanto cidadão e enquanto presidente da Câmara Municipal de Amarante, não posso deixar de manifestar a minha completa indignação”, referia José Luís Gaspar.

+ notícias: Norte

Idosa morre após cair à água na doca em Viana do Castelo

Uma mulher, com cerca de 70 anos, foi esta quinta-feira encontrada morta na doca em Viana do Castelo, depois de ter sido dado o alerta para o seu desaparecimento, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.