Sindicato dos Motoristas considera reuniões da Metro e da STCP uma "farsa"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 08 ago (Lusa) -- O Sindicato dos Motoristas considerou hoje as reuniões da Metro e Sociedade de Transportes Coletivos do Porto uma "farsa" porque à hora a que ainda se realizava a da STCP saía em DR o concurso para as suas subconcessões.

A entidade critica ainda o presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), com assento na administração da Metro, por, no espaço de uma semana, e depois de ter pedido o adiamento da decisão da concessão a privados, ter alterado a sua posição.

A Lusa tentou obter uma reação das duas empresas, mas tal não foi possível.

As empresas de transportes públicos Metro do Porto e STCP lançaram hoje o concurso público para a subconcessão da operação e manutenção das redes que operam na Área Metropolitana do Porto (AMP).

"Desconhece também o Sindicato Nacional dos Motoristas os motivos que levaram os autarcas do PS da AMP a alterar a posição defendida na pretérita semana, e que foi eco nos órgãos de comunicação social, através do seu secretário-geral, defendendo a STCP ao comunicar que a mesma devia manter-se na esfera do Estado", lê-se numa nota enviada à Lusa.

O Sindicato Nacional dos Motoristas questiona ainda quais as "contrapartidas" dadas pela tutela e, nomeadamente, aos autarcas socialistas da região para os fazer mudar de opinião.

"Lamentamos que nem a Comissão de Trabalhadores da empresa, nem as Organizações Representativas dos Trabalhadores (ORT´s) tenham sido chamadas ao processo", refere o documento.

Segundo a entidade, esta situação passa a ideia de o país ser uma "república das bananas".

Por esse motivo, na próxima semana, o Sindicato Nacional dos Motoristas irá tentar reunir com a Comissão de Trabalhadores da STCP para, em conjunto, definirem "ações de contestação".

O concurso para a concessão do sistema geral da Metro do Porto inclui o sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto e prevê a "realização das atividades relativas a transportes a alternativos, exploração dos espaços comerciais e a publicidade".

Já o concurso relativo ao sistema de transporte rodoviário, explorado pela STCP, "inclui a exploração do serviço público de transporte coletivo de passageiros de superfície em modo rodoviário, em Autocarros, na área da cidade do Porto, em regime de exclusivo, e a exploração de transportes coletivos de passageiros dentro da área urbana do Grande Porto ou fora daquela área geográfica nas linhas, partes de linha, nos percursos e parte dos percursos definidos no Caderno de Encargos, bem como exploração dos espaços destinados a afixação de Publicidade"

O anúncio de procedimento refere ainda um "prazo contratual de 96 meses a contar da celebração do contrato" e um critério de adjudicação assente no "mais baixo preço".

Numa declaração escrita enviada à Lusa na sequência da reunião da administração do Metro do Porto na qual o conselho Metropolitano do Porto tem assento, o presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Hermínio Loureiro, congratula-se com o facto de o modelo definido pelo Governo ir "ao encontro de diversas exigências do CmP, nomeadamente daquelas que passam pelo reforço das competências dos municípios".

SYF (LIL/PD) //

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.