"Como se faz fogo?" ocupou o pódio das questões mais procuradas na Google em Portugal este ano

"Como se faz fogo?" ocupou o pódio das questões mais procuradas na Google em Portugal este ano
| Norte
Porto Canal

Desde o século XIX, a sociedade passou a ter acesso ao fogo através do simples gesto de pressionar a roda de faísca dos isqueiros. Mas e como é que se faz fogo quando estamos privados da tecnologia? Em 2023, esta foi a segunda questão mais levantada pelos portugueses de acordo com a Google.

É cada vez mais habitual as pessoas recorrerem ao Google para esclarecerem determinados assuntos ou dúvidas. E por isso, o Google divulga anualmente uma retrospetiva dos temas mais procurados ao longo do ano, incluindo palavras, personalidades e acontecimentos.

Se for acampar e se esqueceu dos fósforos ou do isqueiro, pode sempre fazer “fogo à moda antiga” com recurso a duas pedras. Basta fazer fricção entre elas até produzir faísca que, em contacto com um material inflamável (por exemplo papel ou palha), vai criar fogo.

No caso de ser durante o dia, pode sempre recorrer à luz do sol, através de uma lupa ou mesmo as lentes de óculos. Neste caso pode colocar água na lente e posicioná-la em frente ao material a ser queimado. Ao soprar de leve consegue alimentar a chama.

"O Ano em Pesquisa da Google trata-se de um olhar anual para o 'top' de tendências na pesquisa do Google. Ao compilar o ano 2023 na pesquisa, analisamos a agregação de triliões de pesquisas ao longo do ano" e as tendências "geralmente identificam melhor o que chamou mais a atenção das pessoas em 2023 relativamente a 2022", explica a Google.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.