"Como se faz fogo?" ocupou o pódio das questões mais procuradas na Google em Portugal este ano
Porto Canal
Desde o século XIX, a sociedade passou a ter acesso ao fogo através do simples gesto de pressionar a roda de faísca dos isqueiros. Mas e como é que se faz fogo quando estamos privados da tecnologia? Em 2023, esta foi a segunda questão mais levantada pelos portugueses de acordo com a Google.
É cada vez mais habitual as pessoas recorrerem ao Google para esclarecerem determinados assuntos ou dúvidas. E por isso, o Google divulga anualmente uma retrospetiva dos temas mais procurados ao longo do ano, incluindo palavras, personalidades e acontecimentos.
Se for acampar e se esqueceu dos fósforos ou do isqueiro, pode sempre fazer “fogo à moda antiga” com recurso a duas pedras. Basta fazer fricção entre elas até produzir faísca que, em contacto com um material inflamável (por exemplo papel ou palha), vai criar fogo.
No caso de ser durante o dia, pode sempre recorrer à luz do sol, através de uma lupa ou mesmo as lentes de óculos. Neste caso pode colocar água na lente e posicioná-la em frente ao material a ser queimado. Ao soprar de leve consegue alimentar a chama.
"O Ano em Pesquisa da Google trata-se de um olhar anual para o 'top' de tendências na pesquisa do Google. Ao compilar o ano 2023 na pesquisa, analisamos a agregação de triliões de pesquisas ao longo do ano" e as tendências "geralmente identificam melhor o que chamou mais a atenção das pessoas em 2023 relativamente a 2022", explica a Google.
