“Como se chamam os habitantes da Guarda?” é das perguntas mais feitas pelos portugueses em 2023

“Como se chamam os habitantes da Guarda?” é das perguntas mais feitas pelos portugueses em 2023
Foto: Museus da Guarda
| País
Porto Canal

Ano após ano a Google revela uma retrospetiva sobre a palavra mais procurada, os principais temas pesquisados no motor de busca, as personalidades, os acontecimentos e também as perguntas que os portugueses mais fizeram ao longo do ano.

Uma das grandes dúvidas dos portugueses ao longo de 2023 prendeu-se com o gentílico da Guarda, ou seja, como se chamam os habitantes da cidade. Em Portugal, “como se chamam os habitantes da Guarda?” foi das perguntas mais feitas ao Google.

Nem sempre a resposta é óbvia e no caso da Guarda há mais do que uma resposta. Um habitante desta cidade beirã tanto pode ser Guardense como Egitaniense, resposta dada através do dicionário online Priberam, infopédia, da Porto Editora, também do Ciberdúvidas, portal que responde a dúvidas de língua portuguesa da autoria do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.A primeira é uma escolha óbvia, já para perceber a segunda é necessário ir à história e ao latim e é partilhada pela Guarda, Idanha-a-Velha e Idanha-a-Nova.

O gentílico, que é usado para habitantes da cidade da Guarda faz referência à antiga Egitânia, um território que foi fundado pelos romanos, que passou mais tarde pelo domínio dos visigodos além dos muçulmanos.

"O Ano em Pesquisa da Google trata-se de um olhar anual para o 'top' de tendências na pesquisa do Google. Ao compilar o ano 2023 na pesquisa, analisamos a agregação de triliões de pesquisas ao longo do ano" e as tendências "geralmente identificam melhor o que chamou mais a atenção das pessoas em 2023 relativamente a 2022", explica o Google.

+ notícias: País

Eurodreams. Conheça a chave desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira é composta pelos números 6 - 15 - 22 - 26 - 33 - 37 e pelo Número de Sonho 1.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.