Quais foram as personalidades portuguesas mais pesquisadas no Google em 2023?

Quais foram as personalidades portuguesas mais pesquisadas no Google em 2023?
| País
Maria Pinto Silva

Começou a contagem decrescente para o novo ano e como já é habitual, a Google revela as palavras mais populares na pesquisa. Mais do que nunca, o digital está a dominar o mundo e o ser humano recorre cada vez mais à internet para obter conhecimento e tirar dúvidas.

Desde Pedro Mafama até à Joana Mascarenhas, os portugueses foram bem diversificados nas pesquisas de personalidades ao longo do ano de 2023. O top 1 não podia ser outro: António Costa foi a personalidade portuguesa mais pesquisada a nível nacional e os motivos parecem óbvios: para além de ser o primeiro-ministro, também a sua demissão, a 7 de novembro, gerou bastante polémica no país.

De António Costa, Portugal passa para Pedro Mafama. No segundo lugar da tabela está o músico e compositor português que deu o “boom” este ano. O hit “Preço Certo” invadiu todos os cantos do país e o difícil é encontrar um português que não conheça o "Olarilolé, Olariloléi". A música já conta com mais de 17 milhões de visualizações no YouTube.

João Catarré, protagonista da primeira temporada de Morangos com Açúcar, série juvenil que marcou várias gerações, encontra-se no terceiro lugar da tabela. Ruben da Cruz, DJ português, ficou no top 4. Maria Botelho Moniz, uma das apresentadoras de televisão mais conhecidas em Portugal, também mereceu um lugar de destaque. O nascimento do seu primeiro filho Vicente, a 19 de novembro deste ano, ajudou a que a apresentadora alcançasse a quinta posição.

Pedro Nuno Santos, atual líder do Partido Socialista, foi a sexta personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2023. Toda a polémica em torno da TAP, que levou à sua demissão enquanto ministro das Infraestruturas e habitação em dezembro de 2022, e a sua mais recente eleição como líder do PS que vai a eleições no próximo ano, fez com que Pedro Nuno pertencesse a este top 10.

Alexandre Pais, cronista no Grupo Cofina, ficou em sétimo lugar e é fácil perceber porquê. Em abril, a crónica “A imagem é tudo” ficou viral nas redes sociais, mas não pelos melhores motivos. No texto em questão, Alexandre Pais refere-se a Maria Botelho Moniz como “robusta” e escreve sobre a “flacidez” de Cristina Ferreira, atual diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

Joana Mascarenhas foi a oitava personalidade portuguesa mais pesquisada no Google este ano. Em julho, partilhou na rede social Instagram um vídeo polémico em que falava de alguns “castigos” que deu à filha Julieta, de apenas três anos, para acabar com as birras. Um deles passava por mergulhar a criança na água fria da piscina e outro enfiá-la numa banheira com água gelada às cinco da manhã até ela se esquecer da birra que estava a fazer.

Quase no final da tabela, em 9º lugar, encontra-se Alba Batista, atriz portuguesa e esposa de Chris Evans, o eterno Capitão América da Marvel. Por fim, no último lugar do top 10, encontra-se João Galamba. Este ano foram várias as polémicas em que esteve envolvido. Primeiro, com o ex-adjunto Frederico Pinheiro, acusado pelo governante de agressões à chefe de gabinete e furto de um computador com informação classificada. A mais recente remete à Operação Influencer que levou à sua demissão, depois de uma investigação do Ministério Público aos negócios do lítio, hidrogénio e centro de dados de Sines.

+ notícias: País

Eurodreams. Conheça a chave desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira é composta pelos números 6 - 15 - 22 - 26 - 33 - 37 e pelo Número de Sonho 1.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.