Vagos revive outorga do foral manuelino

| País
Porto Canal / Agências

Vagos, 08 ago (Lusa) - A Câmara de Vagos vai comemorar os 500 anos da outorga do foral manuelino, com uma recriação histórica no Largo do Município, uma feira quinhentista, e uma conferência sobre esse momento fundacional do concelho.

Com o apoio da comunidade local, nos dias 16 e 17 vão ser recriadas algumas das vivências da época num mercado quinhentista, com artesãos, mercadores e místicos, que vão apresentar-se com produtos, materiais e conhecimentos representativos da época medieval.

Associações e coletividades locais dinamizarão Uma área de degustação de ementas e produtos gastronómicos típicos será dinamizada por associações e coletividades locais, enquanto os mais pequenos poderão ficar a conhecer e divertir-se com os jogos e brincadeiras da época.

O momento alto da comemoração será a recriação histórica da outorga do Foral de Vagos, que está ser preparada em articulação com o Grupo de Teatro "O Fantástico"e que terá lugar no domingo, dia 17.

O programa comemorativo encerra no dia 28, com uma palestra sobre o tema "500 anos da outorga do Foral de Vagos", orientada por Maria Alegria Marques, e "uma viagem no tempo com a música", na Igreja Matriz de Vagos, em que participam elementos da Banda Vaguense.

"Para além da comemoração e da valorização de um acontecimento histórico único, para a comunidade de Vagos e para o Município, a Câmara Municipal pretende que o evento seja um grande momento de envolvimento da comunidade e uma oportunidade de enriquecimento das associações locais, através do contacto e troca de experiências e saberes com outros agentes culturais e com os seus munícipes", refere uma nota informativa.

A autarquia reserva às associações e coletividades um "papel preponderante na dinâmica das atividades do programa das comemorações", facultando ainda a possibilidade de participarem em ações de formação nas áreas da música, da dança ou da representação.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.