Braga com mais 500 mil euros para combater pobreza energética dos edifícios

Braga com mais 500 mil euros para combater pobreza energética dos edifícios
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Braga vai investir, em 2024, até 500 mil euros na 2.ª edição do Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética, que visa a renovação dos edifícios, aumentando o seu desempenho energético e ambiental, anunciou o município.

Em comunicado, o município refere que cada projeto será financiado a 100% até ao montante máximo de 2.500 euros.

Segundo o administrador da empresa municipal de habitação (BragaHabit), o programa passará a ser anual, sendo as condições de elegibilidade adaptáveis às necessidades de cada momento.

“O número de manifestações de interesse este ano foi o dobro do número de beneficiários que podiam ser abrangidos, pelo que optámos por manter as condições de elegibilidade, que passam por possuir habitação própria permanente e ser beneficiário da tarifa social de eletricidade", explicou.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esta é uma iniciativa que melhora a qualidade de vida dos beneficiários, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade e a utilização eficiente da energia.

“Esta é uma política estrutural do município que queremos que atinja, no limite, todos os beneficiários potencialmente abrangidos pela iniciativa, pelo que optámos por a tornar permanente", referiu.

A 1.ª edição do programa contou com 419 manifestações de interesse validadas.

Devido ao orçamento disponível, desse total foram consideradas apenas 199 candidaturas.

As tipologias de intervenção contempladas foram a substituição de janelas não eficientes por janelas de classe energética mínima e a instalação de bombas de calor, sistemas solares térmicos, caldeiras ou recuperadores a biomassa com elevada eficiência.

A instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo, a aplicação ou substituição de isolamento térmico na envolvente da habitação, a substituição de portas de entrada e a instalação de sistema de aquecimento/arrefecimento foram outras das intervenções.

As intervenções foram realizadas por 34 fornecedores da rede dinamizada pela Associação Empresarial de Braga, parceira no projeto.

As restantes candidaturas validadas mas não contempladas por falta de verba serão alvo de nova avaliação no âmbito da 2.ª edição do programa.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.