Três distritos do Norte com aviso laranja devido à chuva nesta quinta-feira

Três distritos do Norte com aviso laranja devido à chuva nesta quinta-feira
| Norte
Porto Canal / Agências

Os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo estão sob alerta laranja para quinta-feira, devido à previsão de períodos de chuva, “por vezes forte e persistente”, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso do IPMA é válido entre 06:00 e as 18:00 de quinta-feira, para os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, devido à previsão de “precipitação, por vezes forte e persistente, e com trovoadas ocasionais”.

Antes, entre as 03:00 e 06:00 desta quinta-feira, os mesmos distritos estarão sob aviso amarelo devido à chuva “por vezes forte e persistente”.

Também sob aviso amarelo estarão esta quinta-feira os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, entre as 09:00 e as 18:00, enquanto em Vila Real o aviso é válido entre as 06:00 e as 18:00 e em Leiria entre as 12:00 e as 18:00.

O aviso para estes distritos é devido à previsão de “precipitação, por vezes forte e persistente, e com trovoadas ocasionais”, de acordo com o IPMA.

Os distritos do Porto, Vila Real, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 15:00 de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima com “ondas de noroeste com quatro a cinco metros”.

O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo o IPMA.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Norte

Gaia vai divulgar denúncias de más práticas nas reuniões do executivo

As denúncias que cheguem ao município de Vila Nova de Gaia, mesmo as anónimas, sobre a gestão da autarquia passam a partir desta segunda-feira a ser levadas a reunião de câmara, anunciou o presidente do executivo.

Guimarães quer criar polo tecnológico no setor espacial 

A cidade de Guimarães vai implementar um plano estratégico para a criação de um ‘Space Hub’, um polo tecnológico que visa a promoção do setor espacial, nomeadamente das tecnologias relacionadas com o ‘Novo Espaço’ (New Space).

Ribau Esteves satisfeito com lota mas quer transferência sem custos

O presidente da Câmara de Aveiro elogiou o ministro das Finanças, esta segunda-feira, por ter “desbloqueado” a transferência para o município da antiga lota, mas anunciou que vai tentar junto do próximo Governo que seja feita sem custos.