Solução para linha Braga-Porto não pôs fim ao 'braço de ferro' entre AMP e CIM do Cávado

Solução para linha Braga-Porto não pôs fim ao 'braço de ferro' entre AMP e CIM do Cávado
| Norte
Maria Leonor Coelho

A ligação entre as cidades de Braga e do Porto pela A3 vai ser reposta, depois de ter sido desativada com o início das operações da UNIR, a nova rede de transportes que está a servir a Área Metropolitana do Porto (AMP) desde o dia 1 de dezembro, adiantou ao Porto Canal fonte da Câmara Municipal do Porto.

A decisão surgiu por consenso entre os presidentes das duas autarquias, que justificaram a reativação da linha com a necessidade de “assegurar o acesso a instituições de ensino superior, bem como aos centros hospitalares do Porto e ao Instituto Português de Oncologia, entre outros pontos nevrálgicos”.

A AMP tem agora de autorizar a transferência da delegação de competências da ligação de autocarros para que a CIM do Cávado possa proceder à contratação da linha de forma a “assegurar com regularidade a reposição do serviço já na próxima semana”

Em declarações ao Porto Canal, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, assume congratular-se com a solução encontrada que, na sua ótica, “demonstra que era à CIM do Cávado que competia implementar a linha, como sempre defendemos”.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Braga e da CIM do Cávado, Ricardo Rio defende que a decisão tomada em conjunto com Rui Moreira, não atribui, de forma alguma, razão à AMP nesta matéria. “Aliás a necessidade de autorização da AMP corrobora o que a CIM do Cávado veio a dizer estes dias: que a tutela, a gestão da linha e a margem contratual e legal para a sua reposição residia na AMP”, acrescenta em declarações ao Porto Canal.

Recorde-se que durante os dias 6 e 7 de dezembro, o município do Porto vai custear, em serviço ocasional, esta ligação Braga-Porto pela A3, sendo então gratuito para os utilizadores que ficam com 15 circulações diárias asseguradas.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.