António Costa admite sentir uma “relativa inveja por não ser o decisor político”

António Costa admite sentir uma “relativa inveja por não ser o decisor político”
| País
Porto Canal

A Comissão Técnica Independente (CTI) identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório esta terça-feira divulgado.

Após a apresentação do relatório, António Costa destaca a coragem da Comissão Técnica Independente e também a agradece a Luís Montenegro a forma como acordaram a constituição da CTI.

“Bem sei que o país está cansado de 50 anos de discussão deste tema. Mas partimos de dois consensos: Hoje, já ninguém discute que precisamos de aumentar a capacidade aeroportuária do atual aeroporto de Lisboa”, disse.

Costa considera que “nunca haverá qualquer solução que gere unanimidade” e “dificilmente qualquer das soluções terá mais de 20% de apoiantes” e “80% de opositores”.

O primeiro-ministro demissionário disse ainda que teve a “oportunidade de ler a versão do relatório técnico e pede a todos que ignorem o final, apesar de já o conhecerem, e tenham o prazo de ler a narrativa porque se ganha muito”. Após estas conclusão, Costa avança com vantagens e desvantagens de cada localização, afirmando que cada critério é muito importante para o decisor político.

“Temos o dever de respeitar a opinião, mas tem o dever de considerar que o fator A ou B é mais importante que o C ou o D. E em função dessa valorização a decisão política pode se alterar. Penso que percebem a minha relativa inveja por não ser eu o decisor político”, afirmou.

António Costa termina por dizer que no próximo Conselho de Ministros será aprovada a resolução que irá impor à ANA a execução imediata das obras que estão em falta no conjunto de obrigações de desenvolvimento da Portela, nomeadamente a realização das obras que resultam da cláusula 17, do pier sul, remodelação e ampliação do terminal 1 entre outras obrigações.

De recordar que a comissão técnica independente identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório esta terça-feira divulgado.

A opção que envolve o Campo de Tiro de Alcochete é identificada como a que apresenta mais vantagens, entre as duas soluções viáveis para um ‘hub’ (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental, segundo o relatório publicado na página da comissão técnica independente (CTI).

De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.