Câmaras do Porto e Braga reativam ligação Braga-Porto pela A3

Câmaras do Porto e Braga reativam ligação Braga-Porto pela A3
| Norte
Ana Francisca Gomes

Vai ser reposta a ligação entre as cidades de Braga e Porto pela Autoestrada3 (A3), que tinha sido desativada com o início das operações da UNIR, a nova rede de transportes que está a servir a Área Metropolitana do Porto (AMP) desde o dia 01 de dezembro. Centenas de utilizadores tinham ficado sem uma alternativa semelhante.

“Os municípios do Porto e de Braga, reconhecendo a importância da ligação entre as duas cidades, decidiram reativar, a partir desta quarta-feira, dia 06 de dezembro, o serviço de transporte rodoviário de passageiros entre Porto e Braga, cuja autorização provisória emitida pela Área Metropolitana do Porto terminou a 30 de novembro”, avançou fonte da Câmara do Porto ao Porto Canal.

Esta é uma decisão que surge por consenso entre os presidentes das duas câmaras. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, justificam a reativação com a necessidade de “assegurar o acesso a instituições de ensino superior, bem como aos centros hospitalares do Porto e ao Instituto Português de Oncologia, entre outros pontos nevrálgicos”.

Para “substituir” esta linha, o Porto Canal tinha apurado na passada semana que a Transdev apresentou como alternativa a linha 9902 da Ave Mobilidade, que contempla um desvio até Vila Nova de Famalicão. A solução apresentada não foi aceite pela maioria dos utentes, já que para além de dispor de um desvio de meia hora, o autocarro em causa não inclui lugares suficientes para transportar as centenas de pessoas que viajam diariamente de Braga até ao Porto.

Agora, durante os dias 06 e 07 de dezembro, o município do Porto vai custear, em serviço ocasional, esta ligação Braga-Porto pela A3, sendo então gratuito para os utilizadores que ficam com 15 circulações diárias asseguradas.

“A partir da próxima segunda-feira, dia 11, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, enquanto autoridade de transportes inter-regional com competência partilhada para a linha entre Porto e Braga, assumirá a gestão do serviço de transporte público de passageiros”, avançou ainda a mesma fonte da autarquia.

+ notícias: Norte

PJ detém homem de 40 anos suspeito de atear fogos em Braga e Barcelos

Um homem de 40 anos foi detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal nos concelhos de Braga e Barcelos, que consumiram em setembro vários hectares de floresta, adiantou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.