13 serviços de urgências no Norte com limitações na próxima semana

13 serviços de urgências no Norte com limitações na próxima semana
| Norte
Porto Canal

Trinta e nove serviços de urgência em todo o país vão estar limitados na próxima semana, incluindo algumas áreas mais críticas, como a Via Verde AVC, indicou esta sexta-feira a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Segundo o novo plano de reorganização da rede dos serviços de urgência do SNS, para o período entre 3 e 9 de dezembro, na próxima semana verifica-se a alteração em alguns pontos da rede, mantendo-se 44 serviços de urgência a funcionar em pleno (53%).

O plano indica que as especialidades com mais constrangimentos nas urgências são cirurgia geral, pediatria, ortopedia e ginecologia e obstetrícia, mas há cinco hospitais que apresentam em alguns dias limitações nas urgências da Via Verde AVC, designadamente Viana do Castelo, Guimarães, Guarda, Leiria, Santarém e Garcia de Orta, em Almada.

No documento, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde sublinha que a próxima semana “será importante para avaliar os efeitos dos recentes acordos com os médicos e os impactos que poderão ter na organização das escalas, de forma a se planear a resposta até ao final do ano”.

Na Região Norte, que tem 29 pontos de urgência, serão afetadas 13 urgências em algumas especialidades.

Consulte abaixo a lista de serviços de urgência no Norte do país que irão sofrer constrangimentos durante esta semana.

Unidade Local de Matosinhos - Serviço de urgência de cirurgia geral condicionado a 3,8 e 9.

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde – Urgência de cirurgia geral com limitações durante todo o dia 3 e, nos restantes dias da semana, durante a noite.

Unidade Hospitalar de Penafiel – Limitações em todo o período na Cirurgia Geral e Pediatria em alguns dias da semana.

Unidade Hospitalar de Vila Real –Serviço de urgência de ortopedia com constrangimentos nas noites dos dias 4 e 6 de dezembro.

Unidade Hospitalar de Chaves – Serviço de urgências de pediatria e ortopedia condicionado durante toda a semana.

Unidade Hospitalar de Mirandela – Serviço de urgência de cirurgia geral vai apresentar constrangimentos durante toda a semana.

Hospital de Braga, EPE – Serviço de urgências de ginecologia/obstetrícia com constrangimentos nos dias 4, 6, 7 e 9 e serviço de urgência de cirurgia geral encerrado durante toda a semana.

Unidade Hospitalar de Viana do Castelo – Serviço de urgências de pediatria condicionado a 3 de dezembro. Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica com constrangimentos na especialidade Cirurgia Geral nos dias 3, 7, 8 e 9 de dezembro.

Centro Hospitalar do Médio Ave (Vila Nova de Famalicão) - Condicionamentos de cirurgia geral nos dias 3,5,6,7 e 8 e em Medicina Interna no dia 3 durante o dia, dia 8 durante a noite e dia 9.

Hospital de Santa Maria Maior (Barcelos) - Cirurgia geral estará sempre condicionada. Serviço de urgência de pediatria e ortopedia encerrado durante todas as noites da próxima semana.

Unidade Local de Saúde do Alto Minho - Limitações no serviço de urgência básica no dia 3 de dezembro.

Via Verde AVC (Guimarães) - Condicionada nas noites de 3 a 9 de dezembro.

+ notícias: Norte

Gaia vai divulgar denúncias de más práticas nas reuniões do executivo

As denúncias que cheguem ao município de Vila Nova de Gaia, mesmo as anónimas, sobre a gestão da autarquia passam a partir desta segunda-feira a ser levadas a reunião de câmara, anunciou o presidente do executivo.

Guimarães quer criar polo tecnológico no setor espacial 

A cidade de Guimarães vai implementar um plano estratégico para a criação de um ‘Space Hub’, um polo tecnológico que visa a promoção do setor espacial, nomeadamente das tecnologias relacionadas com o ‘Novo Espaço’ (New Space).

Ribau Esteves satisfeito com lota mas quer transferência sem custos

O presidente da Câmara de Aveiro elogiou o ministro das Finanças, esta segunda-feira, por ter “desbloqueado” a transferência para o município da antiga lota, mas anunciou que vai tentar junto do próximo Governo que seja feita sem custos.