Ligação Braga-Porto pela A3 cai com chegada da UNIR. Centenas de utilizadores perdem transporte diário

Ligação Braga-Porto pela A3 cai com chegada da UNIR. Centenas de utilizadores perdem transporte diário
| Norte
Porto Canal

Centenas de utilizadores que se serviam do autocarro da Transdev para se deslocarem de Braga até ao Porto, pela A3, vão deixar de o poder fazer a partir desta sexta-feira, data que assinala o início de operações da UNIR, a nova rede de transportes que vai servir a Área Metropolitana do Porto (AMP).

A UNIR não contempla uma linha equivalente à da Transdev, que fazia a ligação Braga-Porto, pela A3, pelo que, a partir desta sexta-feira, as centenas de utilizadores, que circulavam diariamente neste autocarro, ficam sem alternativa.

Ao Porto Canal, Diana Vilar, utilizadora desta linha, contou que a comunidade só foi informada da suspensão do serviço, esta quinta-feira, ficando impossibilitada de arranjar uma solução viável, até segunda-feira.

Ao que o Porto Canal conseguiu apurar, a Transdev apresentou como alternativa, a linha 9902 da Ave Mobilidade, que contempla um desvio até Vila Nova de Famalicão.

Porto Canal

A solução apresentada não foi aceite pela maioria dos utentes, já que para além de dispor de um desvio de meia hora, o autocarro em causa não inclui lugares suficientes para transportar as centenas de pessoas que viajam diariamente de Braga até ao Porto.

Carlos Meireles, também utilizador da mesma linha, lamenta que “de um momento para o outro tenhamos ficado sem transporte, impedidos uns de ir estudar, outros trabalhar e outros de irem aos tratamentos [no IPO]” e exige a apresentação de uma solução viável, com brevidade.

Os utilizadores estão a planear expor a situação na próxima reunião do executivo municipal, de forma a tentar que o assunto seja, mais tarde, debatido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.

Questionada acerca do motivo pelo qual a UNIR não deu continuidade à linha, a secretária executiva da AMP esclareceu que a manutenção deste serviço compete à CIM do Cávado ou à do Ave, em declarações ao jornal O Minho.

Por sua vez, a CIM do Cávado recorda que, no protocolo assinado entre as duas entidades, em 2019, ficou estabelecido que a contratação da linha deveria ser feita pela zona com mais quilómetros, isto é, pelo Porto.

+ notícias: Norte

Vórtex. Leitura de acórdão marcada para 20 de março no Tribunal de Espinho

A leitura do acórdão do processo Vórtex, que tem entre os arguidos dois ex-presidentes da Câmara de Espinho, foi marcada para 20 de março, mais de um ano e meio depois de o julgamento ter começado no tribunal local.

GNR realiza patrulhamento para deteção de venenos no Planalto Mirandês

A GNR está a realizar ações de patrulhamento especializado para identificar a eventual utilização de venenos prejudiciais a animais como o lobo ou aves rupícolas nos concelhos do Planalto Mirandês.

Vórtex. Defesa de Miguel Reis diz que processo foi construído com base na confissão de Pessegueiro

A defesa de Miguel Reis, arguido no processo Vórtex, pediu a absolvição do ex-presidente da Câmara de Espinho dos crimes de que está acusado, afirmando que o caso foi construído com base na confissão do empresário Francisco Pessegueiro.