Proibida apanha de bivalves em várias zonas costeiras do país devido a toxinas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 ago (Lusa) -- A apanha de bivalves está proibida em diversas zonas da costa de Portugal continental devido à presença de toxinas causadoras de intoxicação diarreica, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA explica, em comunicado publicado na sua página na internet, que a proibição da apanha de bivalves para comercializar e para consumo se deve "à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas ou de contaminação microbiológica acima dos valores regulamentares".

Segundo o instituto, foi imposta temporariamente a interdição da apanha para todos os bivalves no Estuário do Lima, na Ria de Aveiro-RIAV4, na Ria Formosa, OLH1 e OLH4.

Além destes locais, a proibição do IPMA estende-se ao Litoral Aveiro, para o mexilhão, à Lagoa de Albufeira, para o berbigão, ao Litoral Setúbal-Sines, para a conquilha, e ao Estuário do Mira-EMR para o mexilhão.

Na Ria de Aveiro-RIAV1 está interditada a apanha de amêijoa-macha, longueirão e mexilhão, enquanto na Ria de Aveiro-RIAV2 está proibida a captura de todos os bivalves, exceto a ostra, amêijoa-boa e amêijoa japonesa, e na Ria de Aveiro-RIAV3 só é permitida a apanha de berbigão e amêijoa-japonesa.

Já no estuário do Mondego, Braço Sul só é permitida a apanha de lambujinha, enquanto na zona Peniche-Lisboa só pode apanhar-se navalha, amêijoa-branca e mexilhão e na Ria Formosa o mexilhão.

Na Ria Formosa, Tavira-TAV2 apenas é permitida a captura de ostra e berbigão, enquanto no Litoral Faro-Olhão-L8 pode apanhar-se ostra e amêijoa pé-de-burrinho e em Vila Real de Santo António pé-de-burrinho e amêijoa-branca.

HN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.