Metro de Lisboa lança concurso para comprar 72 carruagens por 138 milhões de euros

Metro de Lisboa lança concurso para comprar 72 carruagens por 138 milhões de euros
| País
Porto Canal / Agências

O Metropolitano de Lisboa lançou esta quinta-feira um concurso público para aquisição de 24 novas unidades triplas (72 carruagens), com opção de mais 12, com vista ao reforço do material circulante na rede do metro da capital, informou a empresa.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa anunciou que lançou um concurso público internacional, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), “para a aquisição de 24 novas unidades triplas (72 carruagens), com opção de mais 12 (36 carruagens) tendo em vista o reforço do material circulante afeto à rede” do metro de Lisboa.

O concurso público, lançado com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, tem o preço base de 138 milhões de euros, mais IVA, cofinanciado por fundos europeus e pelo Fundo Ambiental.

A nota indica que “os concorrentes têm um prazo de 90 dias para apresentação de propostas”, contados da data do envio do anúncio para publicação no JOUE.

O lançamento do concurso público “destina-se a dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara)”, explicou a empresa.

A opção de adquirir mais 12 unidades triplas (36 carruagens) prende-se com “a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota”, acrescentou.

O plano de expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo “contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável”, concluiu.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h00.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.