Metro de Lisboa lança concurso para comprar 72 carruagens por 138 milhões de euros

Metro de Lisboa lança concurso para comprar 72 carruagens por 138 milhões de euros
| País
Porto Canal / Agências

O Metropolitano de Lisboa lançou esta quinta-feira um concurso público para aquisição de 24 novas unidades triplas (72 carruagens), com opção de mais 12, com vista ao reforço do material circulante na rede do metro da capital, informou a empresa.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa anunciou que lançou um concurso público internacional, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), “para a aquisição de 24 novas unidades triplas (72 carruagens), com opção de mais 12 (36 carruagens) tendo em vista o reforço do material circulante afeto à rede” do metro de Lisboa.

O concurso público, lançado com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, tem o preço base de 138 milhões de euros, mais IVA, cofinanciado por fundos europeus e pelo Fundo Ambiental.

A nota indica que “os concorrentes têm um prazo de 90 dias para apresentação de propostas”, contados da data do envio do anúncio para publicação no JOUE.

O lançamento do concurso público “destina-se a dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara)”, explicou a empresa.

A opção de adquirir mais 12 unidades triplas (36 carruagens) prende-se com “a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota”, acrescentou.

O plano de expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo “contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável”, concluiu.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h00.

+ notícias: País

Mais de 200.000 eleitores podem já votar este domingo 

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, é um dos mais de 200 mil eleitores que se inscreveram para o voto antecipado, este domingo, uma semana antes do dia das legislativas.

Segundo satélite português lançado para o espaço esta segunda-feira

O segundo satélite português vai ser lançado para o espaço na segunda-feira, a partir dos Estados Unidos, para observar os oceanos durante três anos.

Marcelo vota antecipadamente e pede que se pondere voto eletrónico

O Presidente da República apelou aos portugueses para que votem este domingo e no dia 10, evitando a tendência de aumento de abstenção que se verifica noutros países, e pediu que se ponderasse sobre o voto eletrónico.