Edíficio das conservatórias de Portimão evacuado por risco de desmoronamento

| País
Porto Canal / Agências

Portimão, 07 ago (Lusa) - O edifício das conservatórias do registo civil, comercial e predial de Portimão, situado no centro da cidade, foi hoje evacuado por terem sido detetadas fissuras que podem colocar em causa a sua segurança, disse à Lusa a presidente da autarquia.

Segundo Isilda Gomes, que tem o pelouro da Proteção Civil, o prédio apresenta algumas "fissuras que deixam dúvidas sobre a sua segurança", tendo sido tomada a decisão de retirar as pessoas do seu interior "por uma questão de precaução".

De acordo com o comandante operacional municipal de Portimão, Richard Marques, o alerta foi dado às 15:22, quando, num dos espaços do edifício, os funcionários verificaram que havia pavimento levantado e algumas fissuras.

Às 16:45, os peritos do serviço municipal de Proteção Civil da autarquia ainda procediam à avaliação técnica que irá indicar se o edifício tem condições de habitabilidade.

Como tal, Isilda Gomes remeteu declarações mais concretas sobre a situação para mais tarde, quando as peritagens estiverem terminadas e já houver uma "decisão definitiva".

No local estão técnicos da autarquia, os bombeiros de Portimão e a PSP, tendo sido montado um perímetro de segurança.

O prédio é privado e a administração irá depois ser notificada para proceder aos arranjos necessários.

Além das conservatórias, funcionam também ali escritórios de advogados.

MAD // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.