PSD/Porto quer negociar com MAI contratualização de efetivos para Polícia Municipal

PSD/Porto quer negociar com MAI contratualização de efetivos para Polícia Municipal
| Norte
Porto Canal/Agências

O PSD/Porto pretende, juntamente com o movimento independente de Rui Moreira, negociar com o Ministério da Administração Interna (MAI) a contratualização de um contingente definido para o reforço de efetivos da Polícia Municipal, revelou esta segunda-feira o vereador da autarquia.

Em declarações aos jornalistas, à margem da reunião privada do executivo, o vereador social-democrata Alberto Machado adiantou que o PSD vai “politicamente trabalhar” para que o reforço do efetivo policial não esteja dependente da “vontade do ministério e das disponibilidades do ministro”.

As polícias municipais dos municípios de Lisboa e Porto são constituídas por pessoal com funções policiais da PSP, sujeito ao estatuto profissional do pessoal com funções policiais da Polícia de Segurança Pública e o recrutamento é autorizado pelo ministro da Administração Interna, ficando os polícias a prestar uma comissão de serviço por três anos, renováveis até ao limite de nove anos.

O intuito da medida do PSD, que conta com o apoio do movimento independente de Rui Moreira, é que em cada concurso lançado para operacionais da PSP possa ser definido um contingente para a Polícia Municipal.

“Procuramos junto do movimento de Rui Moreira termos aqui uma posição conjunta para negociarmos com o MAI esta solução, que julgamos ser inteligente, porque vai levar a que não haja uma dependência direta do contingente da PSP. O ministério, se quiser formar 100 ou 200 polícias, abre concurso e depois abrirá também um contingente para a Polícia Municipal”, esclareceu.

O social-democrata considerou não existir “outra forma” de resolver o problema da Polícia Municipal.

O efetivo da Polícia Municipal do Porto conta atualmente com 191 agentes, mas necessita de 275 operacionais, revelou, durante o Conselho Municipal de Segurança, que se realizou em setembro, o comandante António Leitão.

Dos 191 operacionais que dispõe, 173 são agentes e os restantes chefes ou oficiais.

Segundo o comandante, desde 2018 verificou-se uma redução de 13% do efetivo policial por força da aposentação.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.