Eduardo Vítor terá usado dinheiro público na campanha em 2021, diz CNE

Eduardo Vítor terá usado dinheiro público na campanha em 2021, diz CNE
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) aponta que há “indícios” de que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia violou os deveres especiais de neutralidade e imparcialidade, avança o Jornal de Notícias, punível com pena de prisão até dois anos.

O caso foi enviado para o Ministério Público (MP) depois de a deliberação ter sido emitida no dia 8 deste mês. A CNE pronunciou-se após uma participação da concelhia do MPT (Movimento Partido da Terra), refere o jornal.

De acordo com a participação foram oferecidos cabazes a pessoas idosas na Junta de Freguesia de Gulpilhares e Valadares, em agosto de 2021. “Garrafas de vinho, um voucher com seis entradas grátis para o Parque Biológico, chás, bolachas, um boné da Câmara de Gaia e, em alguns casos, a Junta de Freguesia acrescentou uma travessa da Vista Alegre”, refere o jornal.

O presidente da Junta de Freguesia, Alcino Sousa Lopes, ouvido pelo Jornal de Notícias, aponta que a entrega do cabaz substituiu o “tradicional passeio sénior” que acontece “há mais de 20 anos” com o apoio da autarquia e que fora cancelado devido à pandemia.

Além disso, o presidente da Junta aponta que as ofertas foram feitas fora do período de campanha oficial, no entanto, o CNE entende o seguinte: “Verifica-se que a iniciativa se revela apta a colher o agrado e a adesão da população sénior, em detrimento das demais candidaturas”.

A CNE refere ainda que a ação é “apta a induzir um estado de espírito de recetividade e adesão às candidaturas do PS” em Vila Nova de Gaia, “com recurso a meios financeiros públicos”.

+ notícias: Norte

Metro do Porto também "não foi envolvida" no novo projeto para estação de TGV em Gaia

A Metro do Porto também "não foi envolvida na avaliação da solução alternativa" para a estação ferroviária de alta velocidade em Gaia apresentada pelo consórcio LusoLav que uma extensão da Linha Rubi, disse esta sexta-feira fonte oficial à Lusa.

Golfinhos a nadar no Porto de Leixões surpreendem população

Um grupo de cerca de seis golfinhos apareceu a nadar no Porto de Leixões, em Matosinhos, e gerou surpresa entre várias pessoas que estavam no local e que gravaram o momento, conforme se vê em vídeos que circulam nas redes sociais. Fonte do Porto de Leixões revelou que o fenómeno não é único, embora gere sempre a surpresa de um quem o presencia.

Três jovens feridos com gravidade num despiste na A24 em Vila Real

Três jovens ficaram com ferimentos graves na sequência de um despiste ao quilómetro 79 da Autoestrada 24 (A24), em Vila Real, que obrigou ao corte temporário da estrada, segundo fontes da GNR e dos bombeiros.