Alexandra Leitão vai coordenar a moção de Pedro Nuno Santos à liderança do PS

Alexandra Leitão vai coordenar a moção de Pedro Nuno Santos à liderança do PS
| Política
Porto Canal

A deputada e ex-ministra vai liderar a moção de Pedro Nuno Santos ao congresso do Partido Socialista que vai decidir o sucessor de António Costa na frente do partido.

Alexandra Leitão confirmou que aceitou o convite principalmente pelas “qualidades políticas e capacidade de execução" e pela "proximidade de ideias” que tem com o antigo ministro.

Conotada com a ala mais à esquerda dentro do PS, rejeita que esta eleição seja uma decisão entre os radicais e os moderados. Tal como o próprio Pedro Nuno Santos indicou esta segunda-feira, Alexandra Leitão falou da “pluralidade que sempre existiu no partido”.

Quando confrontada com as diferenças para a candidatura liderada pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a deputada do PS relembrou que no partido “todos temos a mesma matriz social democrata, mesmo que haja nuances dentro do pluralismo normal”.

A Comissão Nacional do PS reúne-se este sábado para marcar as eleições diretas para o cargo de secretário-geral do partido. Estas estão previstas para os dias 16 e 17 de dezembro, com o congresso a realizar-se nos dias 6 e 7 de janeiro.

Alexandra Leitão foi Secretária de Estado Adjunta e da Educação no primeiro governo de António Costa entre 2015 e 2019. Assumiu a pasta de Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública em 2019, no segundo executivo liderado pelo agora primeiro-ministro demissionário. Foi sempre uma voz crítica dentro do partido, e acabou por sair do governo aquando a queda do mesmo em 2022. Voltou depois ao Parlamento como deputada.

+ notícias: Política

Jovens que comprem primeira casa vão estar isentos de IMT e imposto de selo

O parlamento aprovou a isenção de IMT e Imposto do Selo para jovens até 35 anos que comprem a primeira casa, uma autorização legislativa do Governo com votos contra do PCP e Livre e abstenção do PS e BE.

Eliminação de portagens em ex-SCUT aprovada na especialidade

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram esta quarta-feira o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Parlamento aprova redução das taxas do IRS

O parlamento aprovou esta quarta-feira em votação final global o projeto do PS que reduz as taxas do IRS até ao 6.º escalão de rendimentos, bem como projetos do PSD e CDS-PP sobre a atualização dos escalões.