Tensão e distúrbios marcam manifestação pró-palestiniana em Londres 

Tensão e distúrbios marcam manifestação pró-palestiniana em Londres 
| Mundo
Porto Canal/Agências

Tensão e distúrbios rodearam este sábado uma manifestação pró-palestiniana pelas ruas de Londres para apelar a um cessar-fogo na Faixa de Gaza que mobilizou centenas de milhar de pessoas.

Grupos de apoiantes de extrema-direita concentraram-se na capital britânica e envolveram-se em confrontos com a polícia londrina para tentar perturbar a manifestação principal.

Transportando bandeiras com a cruz de São Jorge (vermelha sobre fundo branco) e gritando “Inglaterra até à morte”, alguns tentaram chegar ao cenotáfio, um monumento em honra aos mortos da Primeira Guerra Mundial, durante uma cerimónia para marcar o aniversário do Armistício.

O grupo empurrou agentes e tentou derrubar vedações, tendo pelo menos 80 sido detidos pela polícia.

Os tumultos aconteceram à margem da manifestação pró-palestiniana, que desfilou pelas ruas de Londres desde Hyde Park até à embaixada dos Estados Unidos.

Os organizadores, grupos de esquerda e organizações muçulmanas como a Campanha de Solidariedade com a Palestina, Amigos de Al-Aqsa, Coligação “Stop the War”, Associação Muçulmana, Fórum Palestiniano e Campanha para o Desarmamento Nuclear, esperavam mobilizar um milhão de pessoas.

Muitos manifestantes transportavam bandeiras palestinianas e cartazes com mensagens como “Palestina livre”, “Fim ao cerco” “e “Mãos fora da Palestina”.

Entre os cânticos entoados ouviu-se “Ocupação nunca mais” e “Israel é um Estado terrorista”.

 

+ notícias: Mundo

Morreu o presidente do Irão após helicóptero onde seguia se ter despenhado

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram esta segunda-feira a morte do Presidente Ebrahim Raïssi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.