Apreendidos mais de 75 mil euros em notas no escritório do chefe de gabinete de António Costa

Apreendidos mais de 75 mil euros em notas no escritório do chefe de gabinete de António Costa
| Política
Porto Canal

Foram apreendidos 75 mil e 800 euros em numerário, na terça-feira, no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete de António Costa, nas buscas levadas a cabo pelo Ministério Público (MP) que investiga os negócios do lítio e do hidrogénio.

A informação foi avançada pela SIC Notícias que adianta que a quantia foi encontrada pela PSP e pelos procuradores do Ministério Público. 

A residência oficial do primeiro-ministro foi o principal alvo das 42 buscas domiciliárias e não domiciliárias que foram realizadas pelos magistrados do Ministério Público e 154 elementos da PSP e da Autoridade Tributária.

Uma vez que o alvo da busca se tratava de Vítor Escária, os investigadores foram instruídos a realizar as buscas única e exclusivamente no espaço de trabalho utilizado pelo chefe de gabinete de Costa. 

A Operação Influencer investiga três grandes negócios: o lítio, o hidrogénio verde e o data center de Sines. Sobre este último, João Galamba é acusado de ter levado para Conselho de Ministros propostas de legislação feitas pela empresa promotora.

António Costa apresentou a demissão de primeiro-ministro ao Presidente da República na terça-feira depois de o Ministério Público ter anunciado que é alvo de inquérito autónomo no Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Declarando-se de "cabeça erguida" e "consciência tranquila", defendeu, no entanto, que "a dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, a sua boa conduta e, menos ainda, com a suspeita da prática de qualquer ato criminal".

Na terça-feira, foram realizadas buscas em gabinetes do Governo, incluindo na residência oficial de São Bento, visando o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, que foi detido para interrogatório.

António Costa apresentou a demissão ao fim de quase oito anos em funções como primeiro-ministro, cargo para o qual foi empossado em 26 de novembro de 2015 pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.