IL pede que Marcelo dissolva o parlamento se Costa não se demitir

IL pede que Marcelo dissolva o parlamento se Costa não se demitir
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da IL defendeu que o Presidente da República deve dissolver o parlamento se o primeiro-ministro não puser “a mão na consciência” e apresentar a sua demissão, considerando que o país está “envolvido em podridão”

Em declarações aos jornalistas no parlamento, Rui Rocha defendeu que o “que seria normal acontecer num país em que as instituições estivessem a funcionar” era o primeiro-ministro “chegar à conclusão que não tem condições para continuar a exercer funções”.

A assessoria de comunicação do primeiro-ministro confirmou a realização de buscas no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, acrescentando que não há comentários por parte de São Bento à ação da justiça.

O líder da IL referiu que em causa estão detenções de “três pessoas do círculo íntimo do primeiro-ministro” e defendeu que os “factos são de uma enorme gravidade”, como comprova a reunião desta manhã entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.

“Nós não podemos ter um primeiro-ministro em funções com o seu círculo íntimo detido ou arguido”, defendeu.

Caso o primeiro-ministro não apresente a sua demissão, Rui Rocha pediu que o Presidente da República “ponha ordem na casa” e dissolva o parlamento, defendendo que “as instituições democráticas e políticas têm de funcionar”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta terça-feira o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém, em Lisboa, a pedido deste, disse à Lusa fonte da Presidência da República. A reunião já terminou, adiantou a mesma fonte.

O jornal Público noticiou a realização de buscas pela PSP nesta manhã em diversos ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, no âmbito de uma investigação sobre projetos de exploração de lítio, em Montalegre.

Segundo o Público, foram detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o consultor próximo de Costa, Diogo Lacerda Machado, e o presidente da Câmara Municipal de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, assim como dois executivos de empresas.

O jornal acrescentou que serão constituídos arguidos os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e das Infraestruturas, João Galamba, assim como o anterior ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.