Pinto da Costa. 1000 vitórias no campeonato português
Porto Canal
“Aos vinte e três dias do mês de abril de mil novecentos e oitenta e dois, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, compareceram no Pavilhão de Treinos do Complexo Desportivo das Antas os membros dos Corpos Gerentes do Futebol Clube do Porto que vão subscrever este AUTO DE POSSE, a fim de serem empossados para o biénio de mil novecentos e oitenta e dois e mil novecentos e oitenta e três, eleitos em sufrágio na Assembleia Geral Eleitoral que teve lugar no passado dia 17 de abril de 1982”. Estava dado o primeiro passo para um recorde conquistado este domingo: Jorge Nuno Pinto da Costa, aos comandos do FC Porto, conta com 1000 vitórias no campeonato português.
Os azuis e brancos venceram este domingo o Vizela por 2-0, numa partida a contar para a nona jornada do campeonato. Com esta conquista, o presidente portista atinge o número redondo de mil triunfos num universo de 1367 jogos, com 242 empates e apenas 126 derrotas. Um número avassalador que se traduz em 91% de vitórias e empates, com o FC Porto de Pinto da Costa a perder apenas, em média, um a cada dez jogos do campeonato. A estes impressionantes números soma-se uma média de 2,1 golos por jogo.
Este é um caminho que começou a ser trilhado com o Espinho, em 1982, poucos dias depois da sua tomada de posse como presidente. Os ‘Dragões’ venceram por 3-0, com dois tentos de Jacques e outro de Júlio.
Os restantes dirigentes do futebol mundial com mais triunfos não chegam, no entanto, perto dos números colecionados por Pinto da Costa. Jean-Michel Aulas, que conduziu o Lyon no momento mais brilhante da história do clube francês, terminou com 618 vitórias (1987-2023). Já Santiago Bernabéu ficou-se pelas 602, durante a sua temporada esplendorosa à frente do Real Madrid (1943-1978).
Ver esta publicação no Instagram