Este fim de semana vai dormir mais. Hora muda na madrugada de domingo

Este fim de semana vai dormir mais. Hora muda na madrugada de domingo
| País
Porto Canal

A hora vai mudar este domingo, trazendo de volta o horário de inverno. Às 02h00 os relógios atrasam e passa a ser 01h00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira.

Por sua vez, na Região Autónoma dos Açores, a mudança será à 01h00, altura em que os relógios vão mudar para as 00h00.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As mudanças de hora começaram no início do século XX com o objetivo de poupar energia. No entanto, esta medida não é do agrado de toda a gente. Em Portugal, já em 2018, 85% das pessoas queriam acabar com a mudança.

O Porto Canal foi para a rua perceber o que pensam os portuenses acerca desta mudança: “Com a mudança da hora, eu sofro psicológica e fisicamente, sinto muita diferença”, “Definitivamente gosto de dias longos, a minha vontade é viver muito de dia e não de noite”, “Eu não gosto do horário de inverno, é muito triste, muito cedo já é noite, não rende”.

O horário de inverno tem ainda bastante impacto no comércio de rua. “No verão tínhamos bastante movimento mesmo depois das 19h00 e agora notamos que quando começa a escurecer, o movimento desce, é quase nulo, as pessoas têm tendência a fugir para as grandes superfícies”, revela Miguel Monteiro, colaborador da Tee Legends, ao Porto Canal.

A opinião pública é consensual: “a hora não devia mudar”.

O regime de mudança da hora é regulado pela lei comunitária de 2000, que prevê que, todos os anos, os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, respetivamente.

Depois deste domingo, a hora volta a alterar a 31 de março de 2024, marcando a mudança para o horário de verão.

+ notícias: País

Pegue num bom casaco. Temperatura no Porto vai descer até aos 7°C esta quarta-feira

Esta quarta-feira, a temperatura mínima vai chegar aos 7 graus na cidade do Porto. Já a temperatura máxima deverá rondar apenas os 16 graus, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Airbnb saúda novas regras do alojamento local em Portugal

A empresa de aluguer de imóveis Airbnb saudou as novas regras do alojamento local em Portugal, oferecendo-se para trabalhar com Governo e municípios, agora com reforçados poderes de decisão sobre este setor de atividade.

Administração do Público impediu entrada do Sindicato dos Jornalistas nas instalações do Porto e Lisboa

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) disse esta quarta-feira que foi impedido de entrar nas instalações do Público, em Lisboa e no Porto, pela administração do jornal, classificando esta atitude como, no mínimo, “um embaraço”.