Ex-autarca de Barcelos expulso do PS. Decisão foi confirmada pelo Tribunal Constitucional

Ex-autarca de Barcelos expulso do PS. Decisão foi confirmada pelo Tribunal Constitucional
| Política
Porto Canal

O Tribunal Constitucional confirmou a decisão do Conselho Nacional de Jurisdição do PS de expulsar do partido o ex-presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o seu adjunto, Vasco Real, noticia o jornal O Minho.

Segundo a mesma fonte, os dois militantes recorreram para o Tribunal Constitucional da decisão alegando que viola o direito de “liberdade de expressão” e que é uma “sanção desproporcional”. De recordar que a decisão de expulsão foi tomada em setembro.

Costa Gomes foi presidente da Câmara de Barcelos durante 12 anos, não tendo podido recandidatar-se em 2021 por causa da lei de limitação de mandatos.

A lista do PS foi encabeçada por Horácio Barra, sendo Costa Gomes o número um à Assembleia Municipal.

As eleições foram ganhas por uma coligação liderada pelo PSD.

Em 2019, Costa Gomes esteve quatro meses em prisão domiciliária, no âmbito da Operação Teia, em que está indiciado dos crimes de corrupção passiva e de prevaricação.

Segundo Nuno Cerejeira Namora, advogado de Costa Gomes, o PS decidiu também expulsar Vasco Real, sobrinho e ex-adjunto de Costa Gomes, por causa do teor de algumas publicações no Facebook, com referências “pouco abonatórias” a duas militantes que integravam a lista de Horácio Barra nas últimas Autárquicas.

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".