Zona histórica de Arcos de Valdevez sem água após regulação do caudal do rio Vez

Zona histórica de Arcos de Valdevez sem água após regulação do caudal do rio Vez
Facebook Arcos de Valdevez
| Norte
Porto Canal/Agências

A zona histórica da Valeta, em Arcos de Valdevez, encontrava-se sem água, cerca das 11h00, depois de ter sido inundada, durante a madrugada, pelas águas do rio Vez, disse o vereador da proteção civil municipal.

Em declarações à agência Lusa, Olegário Gonçalves adiantou que as cheias naquela zona do concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, foram causadas pelas descargas da barragem de Touvedo, no concelho de Ponte da Barca que, “cerca das 06:30, debitava 500 metros cúbicos de água, por segundo”.

“Quando a barragem está a debitar muita água e, ao mesmo tempo, chove intensamente em Arcos de Valdevez, o rio Vez recua e provoca inundações na Valeta”, explicou.

Segundo o vereador com o pelouro da proteção civil municipal, os pontilhões (pequenas pontes) de Gondoriz e Rio de Moinhos, continuam cortados à circulação rodoviária.

Olegário Gonçalves referiu que “todos os serviços municipais estão no terreno para desobstruir vias afetadas por dezenas de derrocadas em praticamente todo o concelho”.

A derrocada “mais preocupante” ocorreu num muro situado junto a uma rotunda, na entrada da vila.

“Há perigo de desabar mais muro. Os serviços técnicos do município já estão a avaliar a situação”.

O distrito de Viana do Castelo está esta quinta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este aviso vermelho para Viana do Castelo começou às 5h00 e terminou às 9h00.

Os distritos de Braga e Vila Real vão estar sob aviso laranja por causa da chuva até às 9h00 desta quarta-feira enquanto Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra até às 15:00.

Também por causa da chuva, o IPMA colocou os distritos do Porto, Leiria e Castelo Branco em aviso amarelo até às 15h00 desta quarta-feira.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Beja até às 12h00 desta quinta-feira por causa do vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

+ notícias: Norte

Palmas e o som da sirene do quartel no funeral dos três bombeiros de Tábua

Palmas, o “som da dor” e a sirene dos bombeiros romperam o silêncio do cortejo fúnebre dos três bombeiros voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, que morreram na terça-feira num incêndio em Tábua.

Condições climatéricas adiam reparação de ponte Eiffel em Viana do Castelo

A ponte Eiffel de Viana do Castelo já não vai encerrar entre os dias 25 e 27 de setembro para a realização de obras no tabuleiro, tal como estava previsto.

Obras voltam a encerrar acesso à Torre da Alfândega em Guimarães

O acesso à Torre da Alfândega, em Guimarães, estará temporariamente encerrado entre 23 a 27 de setembro, anunciou a autarquia no seu site oficial.