Obras no mercado de Barcelos estão atrasadas. Câmara não tem data de reabertura

Obras no mercado de Barcelos estão atrasadas. Câmara não tem data de reabertura
Foto: Sítio oficial CM Barcelos
| Norte
Porto Canal

As obras do mercado municipal de Barcelos, construído há 40 anos, estão atrasadas, segundo avança, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias

Recorde-se que a requalificação da infraestrutura começou em 2020, tendo um prazo de conclusão de dois anos e um investimento inicial de aproximadamente 3.7 milhões de euros.

Volvidos três anos e meio, o edifício ainda não está pronto a receber vendedores e clientes e agora necessita de novas intervenções para solucionar “deficiências técnicas” e seguir o cumprimento das “obrigações legais”, por isso não existe uma data estimada para a reabertura do espaço, escreve o mesmo jornal.

Até à conclusão das obras, os comerciantes continuam nas instalações provisórias do mercado.

Alguns espaços comerciais, como os talhos e as peixarias, funcionam, temporariamente, numa tenda ao lado do edifício que está a ser reabilitado, já, os vendedores de hortícolas e fruta ocupam o espaço onde se realiza a feira semanal da cidade, situada a 500 metros do mercado municipal.

De acordo com o JN, a previsão de reabertura calculada pela Câmara Municipal era janeiro de 2024, uma data que ‘caiu por terra’ na última assembleia municipal quando o autarca local Mário Constantino admitiu que é preciso lançar um novo concurso público. Na mesma reunião, o presidente deixou ainda críticas ao primeiro projeto com data de 2018: “Uma das peixarias tinha uma banca virada para a parede”, justificou.

Em resposta à mesma fonte, a autarquia esclareceu que o projeto inicial tinha "deficiências técnicas e não obdecia a algumas obrigações legais" e que “o novo projeto já foi aprovado e está a ser elaborado o procedimento concursal público", sendo que "o valor-base da empreitada ronda os 500 mil euros”.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.