Obras no mercado de Barcelos estão atrasadas. Câmara não tem data de reabertura

Obras no mercado de Barcelos estão atrasadas. Câmara não tem data de reabertura
Foto: Sítio oficial CM Barcelos
| Norte
Porto Canal

As obras do mercado municipal de Barcelos, construído há 40 anos, estão atrasadas, segundo avança, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias

Recorde-se que a requalificação da infraestrutura começou em 2020, tendo um prazo de conclusão de dois anos e um investimento inicial de aproximadamente 3.7 milhões de euros.

Volvidos três anos e meio, o edifício ainda não está pronto a receber vendedores e clientes e agora necessita de novas intervenções para solucionar “deficiências técnicas” e seguir o cumprimento das “obrigações legais”, por isso não existe uma data estimada para a reabertura do espaço, escreve o mesmo jornal.

Até à conclusão das obras, os comerciantes continuam nas instalações provisórias do mercado.

Alguns espaços comerciais, como os talhos e as peixarias, funcionam, temporariamente, numa tenda ao lado do edifício que está a ser reabilitado, já, os vendedores de hortícolas e fruta ocupam o espaço onde se realiza a feira semanal da cidade, situada a 500 metros do mercado municipal.

De acordo com o JN, a previsão de reabertura calculada pela Câmara Municipal era janeiro de 2024, uma data que ‘caiu por terra’ na última assembleia municipal quando o autarca local Mário Constantino admitiu que é preciso lançar um novo concurso público. Na mesma reunião, o presidente deixou ainda críticas ao primeiro projeto com data de 2018: “Uma das peixarias tinha uma banca virada para a parede”, justificou.

Em resposta à mesma fonte, a autarquia esclareceu que o projeto inicial tinha "deficiências técnicas e não obdecia a algumas obrigações legais" e que “o novo projeto já foi aprovado e está a ser elaborado o procedimento concursal público", sendo que "o valor-base da empreitada ronda os 500 mil euros”.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.