Costa destaca processo em curso de desconcentração da administração central

Costa destaca processo em curso de desconcentração da administração central
| Norte
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro afirma que na reunião desta terça-feira, em São Bento, do Conselho de Concertação Territorial foi feito um ponto de situação sobre o processo de desconcentração de serviços da administração central do Estado.

Esta referência à reunião do Conselho de Concertação Territorial foi publicada por António Costa na sua conta na rede social X (antigo Twitter).

O primeiro-ministro assinala que “a nova lei que converteu as CCDR (comissões de coordenação de desenvolvimento regional) em institutos públicos de regime especial, integrados na administração indireta do Estado, dotou estes organismos de autonomia administrativa, financeira e patrimonial”.

“A concretização a nível regional das medidas de política pública é assegurada através de contratos-programa”, indica ainda o líder do executivo.

Ainda sobre a reunião desta terça-feira, António Costa procura deixar uma garantia: “Continuamos a trabalhar para aperfeiçoar as linhas estratégicas e os programas com incidência no desenvolvimento regional, a bem da coesão e do desenvolvimento do país”.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.