Câmara de Matosinhos alcança 1.º lugar do 'ranking' de Transparência

Câmara de Matosinhos alcança 1.º lugar do 'ranking' de Transparência
| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos alcançou este ano o 1.º lugar do ‘ranking’ de Transparência da plataforma Dyntra dirigido aos municípios, o que demonstra que a autarquia está “totalmente aberta à população”, disse esta terça-feira, à Lusa a presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

“Trabalhamos a informação de forma a ficar toda disponível. No fundo, é abrir o funcionamento da Câmara a todas as pessoas. É uma Câmara totalmente aberta à população”, disse à Lusa Luísa Salgueiro.

Matosinhos conquistou o 1.º lugar, com a pontuação de 86,33%.

Seguem-se, na avaliação da Dyntra, as câmaras de Murça e Lousada, ambas com 85,61% de pontuação.

No terceiro lugar surge a Câmara de Leiria e, nos seguintes, estão a de Bragança (4.º lugar), Braga (5.º) e Vila Nova de Famalicão (6.º).

A Câmara da Maia ocupa o 8.º lugar e a de Lisboa o 9.º lugar.

Em 2021, Matosinhos ficou na 14.ª posição deste ‘ranking’ e, em 2022, alcançou o 2.º lugar, com 77,7%.

A autarca esclareceu que a Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, disponibiliza, de forma “fácil e acessível”, toda a informação sobre a “parte financeira, obras municipais, planos em vigor, contratação pública ou eleitos locais”.

“Este primeiro lugar no ‘ranking’ é um motivo para continuarmos a trabalhar e aproximar a gestão autárquica das pessoas”, frisou.

De acordo com a presidente de câmara, a intenção é que os munícipes “conheçam tudo sobre o seu município”.

“Estamos cada vez mais focados em mostrar a transparência das nossas decisões”, observou.

Luísa Salgueiro esclareceu que, em Portugal, existiam duas entidades que faziam a avaliação da transparência municipal, mas o ITM está “suspenso”, ficando a Dyntra como a única ativa em Portugal.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.