Bombeiros Sapadores de Braga já têm equipa de resgate em águas bravas

Bombeiros Sapadores de Braga já têm equipa de resgate em águas bravas
Foto: CM Braga
| Norte
Porto Canal

Os Bombeiros Sapadores de Braga estão capacitados para operações de intervenção e resgate em águas bravas, tanto do ponto de vista operacional como de equipamento adequado. Após o curso nesta especialidade, os operacionais estão dotados e capacitados para qualquer tipo de intervenção em ambiente de cheias.

“Esta é mais uma medida que vem no seguimento da valorização e capacitação dos operacionais desta companhia, tal como no investimento municipal para dotar os bombeiros de todo o equipamento necessário para fazer face às diversas ocorrências”, referiu Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da equipa de resgate em águas bravas, que decorreu esta Segunda-feira, 23 de Outubro.

Num investimento de cerca de 10 mil euros, os Sapadores de Braga estão munidos de todo o equipamento fundamental para garantir a capacidade de resposta às ocorrências e contam com 21 elementos que finalizaram o curso de resgate em águas bravas. “A nossa capacidade de resposta tem aumentado nos últimos anos e queremos ser uma referência de qualidade em meios e em operacionais. Para isso temos proporcionado um alargado leque de formação para que os nossos bombeiros tenham segurança no desempenho das suas tarefas de socorro aos Bracarenses e às populações de outros Concelhos”, explicou Altino Bessa.

Segundo Nuno Osório, comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, o investimento nesta vertente de regaste em águas bravas já deu os seus frutos, uma vez que esta equipa especializada já foi chamada a intervir em operações no rio Cávado.

“Esta é uma formação altamente exigente com um grau de dificuldade elevado. Após o curso, já estivemos envolvidos em cinco salvados no rio Cávado, dos quais três foram realizados por nós e os restantes em complemento a outros corpos de bombeiros”, referiu o responsável, sublinhando que este tipo de equipamento “é determinante para um resgate em segurança quer para as vítimas quer para os operacionais”.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.