Joaquim Batista sucede a Ribau Esteves na Comunidade Intermunicipal de Aveiro

Joaquim Batista sucede a Ribau Esteves na Comunidade Intermunicipal de Aveiro
| Norte
Porto Canal / Agências

O novo presidente da Região de Aveiro Joaquim Batista, disse hoje que tem como objetivo “reforçar o sentimento de pertença” e não tanto “a visibilidade dos protagonistas”.

Joaquim Batista sucedeu hoje a Ribau Esteves na liderança da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), durante a reunião do Conselho Intermunicipal que decorreu em Ovar.

Em declarações aos jornalistas, Batista garantiu que dará continuidade ao trabalho feito pelo seu antecessor e disse ter pela frente “um trabalho desafiante quando se define um novo ciclo de investimentos”.

O novo presidente da CIRA, que é também presidente da Câmara da Murtosa, assume como objetivo “reforçar o sentimento de pertença da região em torno da estratégia comum”.

“É preciso reforçar o sentimento de pertença da região em torno da estratégia comum para que, no futuro, não se percam os ganhos do passado”, disse.

Joaquim Batista considera também ser “fundamental que os projetos sejam cada vez mais relevantes” para o desenvolvimento da Região.

“Muito mais importante do que os protagonistas, têm de ser os projetos e muito mais importante que a forma tem de ser o conteúdo. É esse o grande desafio dos próximos dois anos”, declarou aos jornalistas.

Joaquim Batista enalteceu o trabalho do seu antecessor: “a região tem que estar absolutamente grata ao caminho que José Ribau Esteves, pela sua liderança, nos fez percorrer, e todos nós temos que o reconhecer”.

Na hora de passar o testemunho, Ribau Esteves fez um balanço positivo da sua liderança que “primou pela estabilidade, num tempo muito realizador” de vários projetos intermunicipais.

Além de Joaquim Batista (PSD) o Conselho Intermunicipal tem como vice-presidentes Salvador Malheiro (PSD), presidente da Câmara de Ovar, e António Loureiro (CDS-PP), presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro foi formalmente criada em outubro de 2008 e agrega os municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha, correspondendo a um território de cerca de 370 mil habitantes.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.