Selminho, Bolhão, combate à droga e caos no trânsito: os 10 anos de Rui Moreira à frente do Porto

| Norte
Carolina Cardoso

Rui Moreira tomou posse como Presidente da Câmara Municipal do Porto há 10 anos. Numa altura em que desempenha o último mandato autárquico, o Porto Canal recorda a década em que assumiu a frente da autarquia portuense.

A candidatura independente e uma vitória inesperada

Em 2001, Rui Moreira foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo que exerceu até 2013. Nesse ano, liderou uma candidatura independente ao município do Porto, tendo sido eleito a 29 de setembro, com 39,25% dos votos. Cerca de um mês mais tarde, a 22 de outubro de 2013, tomou posse como Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Rui Moreira foi o primeiro independente eleito Presidente da autarquia e sucedeu a 12 anos de coligação PSD/CDS liderada por Rui Rio.

Findado o primeiro mandato, em 2017 recandidatou-se à presidência do município, novamente com uma candidatura independente. Nas eleições autárquicas realizadas a 1 de outubro desse ano, o movimento Rui Moreira venceu com uma maioria absoluta. O independente arrecadou 44,5% dos votos, elegendo sete vereadores.

Em 2021, voltou a candidatar-se, para o terceiro e último mandato como independente na presidência da Câmara Municipal do Porto. Apesar dos 40,72% dos votos conseguidos e dos seis vereadores elegidos, Rui Moreira não conseguiu reeditar a maioria absoluta conquistada nas autárquicas de 2017.


10 anos de obras marcantes e de alguma polémica à mistura

Os últimos 10 anos à frente da autarquia ficam marcados pelas obras de maior envergadura, nomeadamente a reabilitação do Mercado do Bolhão e do Super Bock Arena; e ainda pelo novo Cinema Batalha e o Terminal de Campanhã.
Por concretizar está um dos projetos que marca a década à frente da Câmara Municipal do Porto, o Matadouro de Campanhã.

O atual mandato iniciado em 2021 fica marcado pela saída do Porto da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Rui Moreira justificou o afastamento com o fracasso do sindicato de concelhos em representar os municípios portugueses no âmbito do processo de descentralização de competências do Estado.

O caso Selminho também fez parte da história da última década. A continuidade de Rui Moreira à frente da Câmara Municipal do Porto chegou a ser posta em causa, mas o autarca foi absolvido do crime de prevaricação.

Os problemas de consumo e tráfico de droga na cidade pautam também o executivo de Rui Moreira.


O passado recente e o futuro deixado em aberto

Numa altura em que o país enfrenta dificuldades, a segunda maior cidade do país não é exceção. São várias as críticas apontadas ao executivo de Rui Moreira, nomeadamente no que à habitação e ao trânsito diz respeito.

Com o mandato prestes a chegar ao fim e apesar de não se poder recandidatar à presidência da autarquia, Rui Moreira abre espaço para o futuro. Já é certo que Porto e Vila Nova de Gaia vão ligar-se por mais uma ponte. Em curso está também uma reforma na mobilidade. As obras que tanto têm marcado a cidade nos últimos anos, vão dar lugar a novas linhas do metro.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.