Falta de higiene e excesso de carga são as infracções mais frequentes em pesados

| País
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 05 ago (Lusa) - A PSP do Porto registou entre duas a três infrações, desde excesso de carga a falta de higiene, em cada veículo pesado hoje fiscalizado no âmbito de uma operação que decorreu em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos.

A ação de fiscalização que envolvia veículos de passageiros e de mercadorias realizou-se ao longo da manhã de hoje e até às 11:00 foram fiscalizados 12 autocarros e cerca de uma dezena de camiões, sendo que em média a PSP detetou duas a três irregularidades em cada.

"Relativamente aos autocarros, as infrações mais frequentes são o asseio e a higiene. Quanto ao tempo de repouso dos motoristas, essa infração é mais frequente por parte dos pesados de mercadorias. A maioria dos casos apresenta mais do que uma irregularidade, cerca de duas a três", explicou aos jornalistas o comissário Ricardo Matos.

O objetivo desta ação de fiscalização era a prevenção de situações de insegurança e o exercício de pedagogia junto dos motoristas, bem como alerta aos passageiros.

As multas para excesso de carga têm um mínimo de 500 euros, mas quando o veículo ultrapassa 25 por cento de carga do seu peso bruto a multa ascende a 1250 euros, mesmo valor para motoristas que se escusem fazer a pesagem quando são abordados por agentes da PSP em carro ou mota num raio de cinco quilómetros à volta do local montado para a operação.

Manuel Lira, motorista de uma empresa da Maia que transportava cinta plástica entre Canelas, concelho de Gaia, e Perafita, Matosinhos, foi surpreendido junto às traseiras da Exponor mas não lhe foram apontadas infrações.

"Tenho sempre cuidado por causa das travagens. Hoje trago dois a três mil quilos [podia transportar 4,5 mil de carga útil, num veículo de 7,5 de peso bruto] porque me preocupo com a segurança. Era o que faltava, travar e os travões não acionarem por peso a mais", referiu.

Já a Belmiro Teixeira, motorista de passageiros da carreira Areosa-Marshopping foram apontadas infrações como falta de limpeza.

"No fundo não apontaram nada de grave. Compreendo estas ações porque é importante sabermos o que podemos melhorar", disse o motorista de uma empresa privada de transportes coletivos que transporta na carreira 105 cerca de 50 a 60 pessoas em cada autocarro, sendo o "pico" de maior afluência de pessoas a manhã e o período pós-almoço.

Lúcia Silva, de 40 anos, residente em Leça da Palmeira, é cliente assídua dos autocarros que fazem o percurso entre o centro do Porto e a unidade comercial de Matosinhos, tendo considerado que esta fiscalização é "fundamental" pois, conforme descreveu, "muitas vezes as portas dos autocarros não abrem ou chove dentro dos carros".

"Agora a PSP vai participar a situação às entidades competentes que devem proceder de acordo com o que está na lei. A PSP faz este tipo de fiscalização recorrentemente. Estas ações servem de prevenção e também para alertar os passageiros para que a PSP está no terreno e atenta às condições dos veículos em que são transportados", disse, em jeito de balanço da ação, o comissário Ricardo Matos.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.