Urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro fechada à noite por falta de médicos

Urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro fechada à noite por falta de médicos
| Norte
Porto Canal/Agências

A urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro vai encerrar esta sexta-feira à noite e até às oito da manhã de sábado, devido à falta de médicos para completar as escalas, informou a administração hospitalar.

Em comunicado, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) informa que, “entre as 20h00 do dia 20 de outubro e as 08h00 do dia 21 de outubro, a urgência de Cirurgia Geral estará encerrada”.

“Apesar de todos os esforços encetados para completar as escalas médicas, estão previstos constrangimentos no funcionamento da urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro”, assume aquela entidade.

Segundo o comunicado, os constrangimentos devem-se “à adesão dos cirurgiões gerais ao movimento da recusa de realização de mais de 150 horas extraordinárias” obrigatórias por lei.

O CHBV, que gere os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, aconselha os utentes, em caso de necessidade, a dirigir-se às unidades hospitalares mais próximas. O Centro Hospitalar adianta que “foi realizado aviso atempado ao CODU/INEM, Corporações de Bombeiros, Hospital de Referência e hospitais mais próximos”.

Em setembro, um grupo de profissionais enviou ao ministro da Saúde uma carta aberta com mais de 1.000 assinaturas de médicos a avisar da sua indisponibilidade para fazerem mais horas extras.

Desde então, segundo o movimento Médicos em Luta, a indisponibilidade dos médicos provocou “problemas na elaboração da escala do serviço de urgência” em pelo menos 21 hospitais, incluindo Viana do Castelo, Garcia da Orta, Bragança, Barreiro, Guarda, Viseu, Santarém, Braga, Matosinhos, Leiria, Aveiro, Caldas e Torres Vedras, Portimão e o Hospital Santa Maria.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.