FC Porto: Dragões em tons de ouro vivo

FC Porto: Dragões em tons de ouro vivo
| Desporto
Porto Canal

A mais recente edição da revista Dragões escreveu-se em tons de “Ouro Vivo”. O número 443 da publicação oficial do FC Porto conta-lhe tudo sobre o que se passou no passado 28 de setembro, dia do 130.º aniversário do clube, na gala que o Coliseu do Porto acolheu.

Luz, cor, música e magia não faltaram na cerimónia que desperta as emoções mais profundas, que distinguiu 17 personalidades ou instituições e que terminou com uma enorme revelação no discurso presidencial: a Academia FC Porto vai nascer brevemente na Maia.

O “Grande Plano” resulta de uma articulação estratégica entre o clube e a autarquia maiata, o arranque da empreitada está previsto para o primeiro trimestre de 2024, o financiamento está assegurado e a obra contempla um estádio, dez campos relvados, um complexo residencial com 70 quartos duplos, uma zona de restauração capaz de servir 500 refeições diárias, um ginásio com mil metros quadrados, vários balneários e todas as zonas técnicas, de imprensa e de apoio.

O espaço para as modalidades na revista Dragões é já um dado adquirido, mas os Reis da Europa arriscam-se a monopolizá-lo. Não satisfeitos com a conquista da Liga dos Campeões, os hoquistas da Invicta venceram a Taça Continental na Catalunha e dissiparam todas as dúvidas que pudessem restar quanto à hegemonia internacional do FC Porto. “Ganhar é com eles”.

O Tour FC Porto também continua a bater recordes. No décimo ano de vida, o Museu estabeleceu um novo máximo de visitas (275 mil), teve o melhor mês, o melhor dia e mais de 60 por cento de visitantes estrangeiros oriundos de 180 países. Desde 2013 contam-se 1,5 milhões de entradas na galeria da história azul e branca.

Américo tem lugar garantido no museu e nos corações de todos os portistas. O mítico guarda-redes faleceu aos 90 anos, depois de conquistar a eternidade e o estatuto de herói aos olhos dos consócios. Foi “Uma luz em tempos de escuridão” e será eterno.

Eterno é também o capitão. João Pinto deslocou-se a Bilbau para ser coroado com o máximo galardão atribuído pelo grande emblema da cidade. No País Basco, onde uma comitiva do Athletic o esperava, o lendário número dois elogiou “um clube diferente dos outros” e revelou a “alegria muito grande” que sente por merecer tamanha distinção.

Na habitual página das breves sobra ainda espaço para o basquetebol, o bilhar, o goalball, a New Balance, as Rosetas de Diamante, o prémio “Inclusão pelo Desporto”, a ambulância doada ao Hospital de São João e para relembrar que o FC Porto é um dos quatro melhores do mundo para a Federação de História e Estatística do Futebol.

A edição número 443 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital. É fácil e gratuito.

Porto Canal

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): "Representar este clube implica ganhar todos os jogos", antevê Hélder Nunes

Hélder Nunes anteviu o Trissino-FC Porto, da sexta jornada da Liga dos Campeões (quinta-feira, 19h45, Porto Canal/FC Porto TV).

FC Porto (Natação): Mário Carvalho sagra-se campeão mundial de masters de natação

Atleta azul e branco conquistou o ouro nos 200 metros costas da faixa etária 40-49 anos.

FC Porto (Voleibol): Victória Alves renova contrato

Zona 4 brasileira está a cumprir a terceira época no FC Porto.