Outono chuvoso no Porto. Mau tempo veio para ficar
Porto Canal
Esta semana a Depressão Babet chegou em força a Portugal continental e a cidade do Porto acordou na terça-feira sob aviso laranja, mas na quinta-feira a situação meteorológica no país vai agravar-se devido à chegada de uma outra depressão, a Aline. Precipitação, por vezes forte, ondas até aos nove metros e rajadas de vento forte será a realidade da Invicta nas próximas semanas.
Depois de semanas de muito calor com um verão prolongado, o mau tempo voltou e o motivo já é conhecido: existem “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa" por influência da depressão Babet, informou no início desta semana o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
A partir desta semana “prevê-se céu muito nublado, bem como a ocorrência de precipitação todos os dias. Os valores mais elevados de precipitação ocorrerão nos dias 16, 17 e 19, podendo, em algumas regiões, atingir 50-60 mm em 24 horas e 100-300 mm em uma semana”, explicou o IPMA em comunicado.
Até ao momento o país enfrenta a depressão Babet, mas quinta-feira, 19 de outubro, é esperado “um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas” com a chegada da depressão Aline. O IPMA antecipa ainda que a zona do Norte deverá ser pouco afetada por esta depressão, no entanto avisa que, durante todo o dia de quinta-feira, a precipitação será intensa em todo o país, podendo ser “acompanhada de trovoada”.
Devido ao risco de cheias e ventos fortes, é aconselhado que se tenham cuidados redobrados com janelas, obras, placards, gruas e estufas. O IPMA aconselha ainda que só sejam feitas as deslocações estritamente necessárias e que a população se afaste das zonas de praia, devido à previsão de ondulação forte.
A cidade Invicta pinta-se agora de tons acastanhados com muita chuva nos próximos tempos. Os guarda-chuvas já começaram a sair do armário e serão o acessório essencial no dia a dia dos portuenses.
Ver esta publicação no Instagram