Festival de Órgão no Porto leva música a instrumentos com 300 anos

| Porto
Porto Canal

O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra arranca na próxima quinta-feira com uma programação de 44 concertos em dez municípios do Grande Porto. O objetivo é dar a conhecer o repertório de mais de 600 anos do órgão de tubos, e mostrar o património religioso de alguns dos principais templos religiosos do Norte.

O grande concerto de abertura do festival é esta quinta-feira às 21h30, na Sé Catedral do Porto. “É comemorativo do 38º aniversário grande órgão da catedral do Porto”, refere o diretor artístico Filipe Veríssimo. “Vai estar cá a organista supervirtuosa Shin-Young Lee, umas grandes estrelas do panorama organístico internacional”.

Porto, Maia, Amarante, Felgueiras, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vila do Conde recebem diversos concertos do festival. O Porto é anfitrião de 20 espetáculos, sempre gratuitos, do átrio dos Paços do Concelho à Sé Matriz, passando pelo concerto coral-sinfónico em São João Novo.

“No dia 21, temos outro concerto magistral na Igreja da Lapa. O artista, sueco, tem a particularidade de ter sido organista em bandas como os ABBA”, explica Filipe Veríssimo. “É uma proposta cultural fora da caixa. Vão estar cá as grandes referências internacionais e os melhores intérpretes portugueses”.

Está ainda preparado um outro “mimo”, como destaca o diretor do festival. “Vai haver um roteiro dos órgãos históricos do Porto. Temos um itinerário que começa na Capela das Almas, na rua Santa Catarina. As pessoas ouvem lá um concerto de 20 a 30 minutos, depois seguem para a Igreja de Santo Ildefonso, onde há novo espetáculo de órgão. Depois terminam na Igreja dos Congregados, com outro momento de canto, uma soprano e um organista”.

O som da música sacra não deve ser diminuído a música antiquada, alerta a organista convidada sul-coreana Shin-Young Lee. “Falamos de séculos de repertório. Pode ser algo mesmo muito religioso. Severo. Mas pode ser muito livre e moderno também. O órgão tem muitas possibilidades". “Em igrejas, com esta acústica, o órgão soa como nada que alguma vez tenham ouvido”, assegura Shin-Young Lee.

A programação completa do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra pode ser consultada aqui, ou nas redes sociais do festival.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).