Dragagem de 550 mil euros abre acesso de navios de maior dimensão a Viana do Castelo

Dragagem de 550 mil euros abre acesso de navios de maior dimensão a Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou esta terça-feira que vai investir 550 mil euros numa dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para permitir o acesso a navios de maior dimensão.

“A APDL vai dar início à empreitada de quebramento, dragagem e remoção de afloramentos rochosos no canal de navegação do porto de Viana do Castelo (…) O objetivo desta intervenção transpõe a habitual dragagem realizada para manutenção dos fundos e cotas, uma vez que será demolida e retirada a rocha na entrada, junto ao canal de navegação, de forma a atingir a cota -8 e permitir, assim, uma navegação mais atrativa, mais fluida e mais segura”, refere uma nota enviado à agência Lusa esta terça-feira.

Segundo a APDL, com esta intervenção, o porto de mar de Viana do Castelo “terá maior capacidade de resposta, conseguindo abrir novas linhas de navio com calados maiores e ou mais carga, ou seja, navios de maior dimensão”.

A APDL adianta que a “empreitada, que representa um investimento, de cerca de 550 mil euros, foi adjudicada à INERSEL S.A., devendo iniciar brevemente e por um prazo de quatro meses, não estando previsto qualquer constrangimento à navegação no decorrer da sua execução”.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.