Sexta-feira 13 de azar para os fãs de calor. Chuva forte chega para ficar no final desta semana

Sexta-feira 13 de azar para os fãs de calor. Chuva forte chega para ficar no final desta semana
| País
Porto Canal

O Outono começou dia 23 de setembro e a pergunta que não sai da cabeça da maior parte dos portugueses é a mesma: quando é que vai acabar este calor? Quase 20 dias depois a resposta chegou: quinta-feira. Depois de um início de outubro a saber a verão, com muitos recordes de temperatura batidos, com máximas entre os 35 e os 37 graus, o outono está de volta na sexta-feira, 13 de outubro, e com bastante chuva para o “azar” daqueles que são os maiores fãs do verão.

Na verdade, muitos gostavam de prolongar o tempo de verão, mas o normal é o que se vai passar esta semana: uma queda acentuada de cerca de 8 a 10ºC nos termómetros, que mesmo assim ficarão acima do normal para esta época do ano, com máximas de até 25 graus. Mas prepare o guarda-chuva porque esta veio para ficar e pode cair de forma intensa nos próximos dez dias, segundo os modelos europeus do ECMWF, o que pode vir a causar estragos consideráveis.

Mas porque é que o tempo vai mudar de forma tão drástica? A culpa desta mudança é da aproximação de uma frente frontal fria vinda do Atlântico e de duas depressões. A primeira começa a entrar no Continente pelo Norte já esta sexta-feira de manhã e estende-se a todo o país até ao fim de semana, com vento forte associado.

A primeira depressão irá estar centrada na zona do Minho/Galiza e deverá causar chuvas mais intensas e abundantes no Norte de Portugal. Ou seja, se por acaso está a pensar ir à praia ou fazer alguma atividade ao ar livre este fim de semana, o melhor é ficar em casa.

O IPMA já lançou previsões até 5 de novembro e apontam para chuva acima do habitual para esta altura do ano até dia 15 a Norte e para todo o país até dia 22. Já as temperaturas serão sempre superiores ao normal até ao início do mês de novembro.

Porto Canal

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.