Sexta-feira 13 de azar para os fãs de calor. Chuva forte chega para ficar no final desta semana
Porto Canal
O Outono começou dia 23 de setembro e a pergunta que não sai da cabeça da maior parte dos portugueses é a mesma: quando é que vai acabar este calor? Quase 20 dias depois a resposta chegou: quinta-feira. Depois de um início de outubro a saber a verão, com muitos recordes de temperatura batidos, com máximas entre os 35 e os 37 graus, o outono está de volta na sexta-feira, 13 de outubro, e com bastante chuva para o “azar” daqueles que são os maiores fãs do verão.
Na verdade, muitos gostavam de prolongar o tempo de verão, mas o normal é o que se vai passar esta semana: uma queda acentuada de cerca de 8 a 10ºC nos termómetros, que mesmo assim ficarão acima do normal para esta época do ano, com máximas de até 25 graus. Mas prepare o guarda-chuva porque esta veio para ficar e pode cair de forma intensa nos próximos dez dias, segundo os modelos europeus do ECMWF, o que pode vir a causar estragos consideráveis.
Mas porque é que o tempo vai mudar de forma tão drástica? A culpa desta mudança é da aproximação de uma frente frontal fria vinda do Atlântico e de duas depressões. A primeira começa a entrar no Continente pelo Norte já esta sexta-feira de manhã e estende-se a todo o país até ao fim de semana, com vento forte associado.
O que é um rio atmosférico ℹ️💦? Vem aí o fenómeno que poderá intensificar a #chuva em Portugal.
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) October 10, 2023
🗞️ Saiba mais na análise e previsão de @alfredomgraca.https://t.co/vnzr2YmN5H
A primeira depressão irá estar centrada na zona do Minho/Galiza e deverá causar chuvas mais intensas e abundantes no Norte de Portugal. Ou seja, se por acaso está a pensar ir à praia ou fazer alguma atividade ao ar livre este fim de semana, o melhor é ficar em casa.
O IPMA já lançou previsões até 5 de novembro e apontam para chuva acima do habitual para esta altura do ano até dia 15 a Norte e para todo o país até dia 22. Já as temperaturas serão sempre superiores ao normal até ao início do mês de novembro.