Conselho das Escolas entrega parecer sobre proibição de uso de telemóveis ao Ministério da Educação
Porto Canal
Até ao final do mês de outubro, o Conselho das Escolas vai entregar ao Ministério da Educação o parecer sobre a proibição do uso de telemóveis nos estabelecimentos escolares. Este parecer foi pedido, neste início do ano letivo, pelo ministro da Educação por se tratar de um tema complexo e para que a decisão final seja refletida e equilibrada.
Enquanto não há uma decisão do Ministério da Educação, há escolas que já avançaram com a proibição do uso do telemóvel, à semelhança do que acontece noutros países europeus.
Por agora, o estatuto do aluno já dá autonomia às escolas para decidirem sobre o uso do telemóvel no recinto escolar. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que cada comunidade escolar deve ser ouvida e, que tem de prevalecer a autonomia das escolas.
Em maio foi lançada uma petição contra o uso de telemóveis nas escolas, que conta já com mais de 21 mil e 500 assinaturas. O ministro da Educação já fez saber que considera ser preferível restringir o uso do telemóvel nos intervalos, ao invés de o proibir na sala de aula.